Cotidiano

Unicef: mais de 4 mil pessoas já fugiram de áreas no entorno de Mosul

KHAZER e BAGDÁ, Iraque ? O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou neste domingo que mais de 4 mil pessoas já fugiram das áreas no entorno de Mosul, alvo de uma maciça ofensiva militar para retomar a segunda maior cidade do Iraque das mãos do Estado Islâmico (EI), que a ocupa desde 2014. Peter Hawkins, representante do Unicef no Iraque, não pôde fornecer números exatos, mas disse que em pelo menos um dos campos de refugiados as condições das crianças são ?muito, muito ruins?.

Segundo Hawkins, equipes do Unicef forneceram água e outros suprimentos que devem durar sete dias. Elas também promoveram vacinação contra pólio e sarampo, que não tinham sido aplicadas nas crianças nos mais de dois anos que viveram sob a égide do EI. O Unicef tem planos de assistir a mais de 784 mil pessoas, incluindo até 500 mil crianças, no Iraque. Ainda de acordo com Hawkins, as crianças em e no entorno de Mosul correm perigo de morrer ou ficarem feridas devido aos combates, mas também por violência sexual, sequestro e recrutamento por grupos armados.

Enquanto isso, forças curdas que participam da ofensiva contra Mosul anunciaram a retomada de mais uma cidade na região. Segundo eles, ataques feitos durante o amanhecer deste domingo em duas frentes permitiram a liberação de Bashiqa, em mais um avanço na luta para expulsar os extremistas de seu último grande bastião no Iraque.