Cotidiano

União vende apenas 15 dos 239 imóveis colocados no mercado

7743054_PA - Rio de Janeiro - 26-08-2015 - União irá vender bens para reduzir gastos Cobertura na r.jpg BRASÍLIA – A União só conseguiu vender cerca de 15 imóveis dos 239 colocados no mercado no início do ano passado, segundo estimativa da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O secretário da SPU, Sidrack Correia, afirmou que foram identificados alguns problemas sérios de pendências financeiras de ex-proprietários, que prejudicam as vendas e terão que ser resolvidas. Além disso, o governo trabalha em uma readequação de preços para alinhá-los à atual situação do mercado imobiliário.

Segundo Correia, a secretaria está fechando o balanço das vendas feitas e de novos imóveis possíveis, que deverão ser colocados no mercado até abril. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira destacou em seu discurso de abertura do 19º encontro nacional de gestão do patrimônio da União que melhorar a eficiência na venda desses imóveis e desenvolver mecanismos para agilizar a regularização fundiária no país estão entre as prioridades do órgão neste ano.

Questionado após a abertura, o ministro reconheceu que as vendas foram baixas e afirmou que o governo vai rever os preços para adequá-los a atual situação do mercado imobiliário.

? Foram feitos diversos leilões, no entanto a performance não tem sido satisfatória em virtude do mercado imobiliário estar pouco comprador. O mercado está mais vendedor do que comprador. Alguns leilões foram frustrados, não tiveram demanda, e nós estamos revisando preços para tentar adequá-los aos preços atuais de mercado.

O ministro ainda destacou a importância da aprovação da medida provisória que facilita a regularização fundiária, mas disse que está entre as prioridades da SPU desenvolver instrumentos jurídicos e técnicos para efetivar as regularizações.

? Temos que desenvolver instrumentos jurídicos e técnicos para promover uma efetiva regularização fundiária. A partir disso se desenvolve uma maior atividade econômica, o morador investe em sua propriedade. Vem toda uma sequência de externalidades positivas a partir da regularização fundiária. Temos que nos concentrar fortemente nesse processo.