Cotidiano

Umuarama inicia campanha contra doenças sexualmente transmissíveis

Com a aproximação do carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama iniciou uma campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Nesta segunda-feira (20), o médico infectologista Ricardo Perci fará uma palestra sobre DST no ambulatório de infectologia, que fica no Posto de Saúde Central, localizado na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 786. A palestra começa às 14h. Serão distribuídos kits de prevenção até as 16h.

Já na terça-feira (21), das 8h às 11h, serão feitos testes rápidos de HIV também no ambulatório de infectologia. Na quarta-feira (22), a população pode fazer o teste no Centro Pop, na Avenida Apucarana, antigo batalhão da Polícia Militar até as 11h. E, na sexta-feira (24), haverá orientação ao público e distribuição de preservativos no posto Ideal, na Avenida Paraná, das 8h às 16h.

Moradores de Paranavaí e Cianorte também podem fazer teste rápidos de HIV. Em Paranavaí, o teste estará disponível aos interessados durante a semana no Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas), das 8h às 17h. O Sinas fica na Avenida Rio Grande do Norte, 1840.

Já em Cianorte, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está atendendo em horário especial, das 7h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h. No local são distribuídos preservativos. O CTA fica na Travessa Itororó, 400, nos fundos do antigo Pronto-Atendimento.