Cotidiano

Umidade em baixa e calor em alta: semana será de “veranico”

O fenômeno ocorre em decorrência da presença de uma massa de ar seco e quente que cobre todo o Sul do País e que vem deixando os dias com temperaturas mais elevadas

Semana será de dias quentes na região oeste - Foto: CELSO DIAS
Semana será de dias quentes na região oeste - Foto: CELSO DIAS

Cascavel – As temperaturas mais elevadas já registradas nos últimos devem continuar presentes na região oeste do Estado nesta semana que se inicia e sem chuva à vista.

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as máximas podem alcançar 27ºC e as mínimas variam de 14ºC a 16ºC, formando, assim, o chamado “veranico”, com uma onda de calor em pleno inverno.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, o fenômeno ocorre em decorrência da presença de uma massa de ar seco e quente que cobre todo o Sul do País e que vem deixando os dias com temperaturas mais elevadas.

 

Umidade do ar

Reinaldo Kneib alerta para o fato de que essa massa, estacionada sobre a região, derruba a umidade relativa do ar, que já está na faixa de 45 a 35% na região, e que deve ficar abaixo dos 30% nos próximos dias, entrando em nível de alerta. “A massa de ar seco já abaixa a umidade do ar e o calor colabora ainda mais com essa redução, então é preciso ficar alerta, porque os níveis devem ficar baixos”.

E os casacos?

O clima só muda na próxima sexta-feira (24), quando uma frente fria se aproxima e as temperaturas despencam rapidamente. “Na sexta teremos a chegada de uma frente fria, que traz chuva, mas não em volume significativo, e faz com que as temperaturas despenquem. A possibilidade de geada é baixa, mas a ausência da umidade faz com que o frio chegue com intensidade. Devemos ter, no sábado, mínimas de 2º a 4ºC, mas no domingo a mínima prevista já é de 8ºC e a frente fria deixa a região elevando novamente a temperatura”, detalha o meteorologista.