Cotidiano

?Uma vitória Bolt sobre o PMDB?, diz Marcelo Freixo

61915898_PA Rio de Janeiro RJ 02-10-2016 Eleições 2016 na foto o candidato MArcelo Freixo vota no cl.jpgRIO ? O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, que começou o domingo de eleições alterando seu status em uma rede social para “Confiante”, votou no Paissandu Atlético Clube, no Leblon, por volta das 11h30 deste domingo. Chegou acompanhado da vice, Luciana Boiteux e da namorada Priscilla Soares. Foi recebido por militantes e outros apoiadores. Disse estar bastante feliz com os resultados das duas pesquisas eleitorais divulgadas na noite de sábado, do Ibope e Datafolha. Uma “vitória”, disse ele.

Ambas mostraram Freixo, apesar de tecnicamente empatado com outros candidatados por conta da margem de erro, numericamente à frente para ir ao segundo turno com Marcelo Crivella (PRB), que lidera isolado as intenções de voto nos dois levantamentos. Freixo tem 16% dos votos válidos no Datafolha e 14% no Ibope. Já Pedro Paulo (PMDB) soma 12% no Datafolha e 11% no Ibope.

? Só com 11s de TV foi possível essa vitória. Uma vitória Bolt (em referência ao corredor jamaicano) sobre o PMDB. É o que já vínhamos sentindo na rua. Temos de esperar o que vai acontecer agora com essa boca de urna convocada por eles, como saiu numa revista de grande circulação hoje. Lembrando que boca de urna é crime ? ressaltou Freixo, na chegada ao clube Paissandu.

O candidato disse acreditar “ser muito possível chegar ao segundo turno”, mas preferiu não adiantar com quais partidos buscará fazer aliança:

? Segundo turno é apoio. Mas primeiro é garantir que a gente chegue ao segundo turno.

Ele atribuiu seus melhores resultados nas pesquisas nessa reta final da disputa à militância na rua e a sua rede:

? Tivemos capacidade grande de fazer com que as pessoas acreditassem que uma outra política é necessária. Ouvimos as pessoas. Durante um ano e meio. Acreditamos na democracia. Por isso nossa vitória é tão importante. Não é só uma troca de prefeito, mas de política e concepção de cidade.

Freixo disse que vai passar a tarde com a família, recuperando a voz, cansada depois de tantos dias de campanha. A partir das 17h, após encerramento da votação, ele acompanhará a apuração junto com sua companheira de chapa, Luciana, nos Arcos da Lapa. Até o começo dessa manhã de domingo, 2,5 mil pessoas haviam confirmado presença no evento, na página criada em uma rede social para convocar eleitores. Os resultados do primeiro turno devem ser conhecidos por volta das 20h deste domingo.