Cotidiano

Uma porção de cereais integrais por dia reduz risco de morte por câncer

RIO – Uma porção de mingau por dia é capaz de reduzir significativamente o risco de um indivíduo ter câncer, de acordo com uma grande pesquisa realizada por cientistas da Universidade Harvard, nos EUA.

Estudos recentes vêm sendo coerentes em afirmar que a melhor forma de se prevenir contra o câncer é adotar hábitos saudáveis, como exercícios regulares e dieta equilibrada.

A aveia está no rol dos super-alimentos, do tipo que combate doenças como diabete e problemas do coração.

De acordo com a nova pesquisa, que investigou resultados de 12 estudos diferente, totalizando informações de 786 mil participantes, a ingestão de 70 gramas de cerais integrais, o equivalente a uma tigela de mingau, reduz o risco de morte em geral em 22%. Já o risco de morte por câncer cai 20%. E também corta em 20% as chances de morte por doenças cardiovasculares.

Aparentemente, segundo a análise de cientistas, cereais integrais ajudam na redução do colesterol e na regulação das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo do alimento deixa uma sensação de saciedade duradoura, o que mantém a pessoa longe de lanches e alimentos industrializados por mais tempo.

?Baseado nas evidências dessa análise e em diferentes estudos anteriores que coletivamente documentam os efeitos benéficos de cereais integrais, acho que os provedores de saúde pública deveriam unanememente recomendar o consumo de cereais integrais para a população geral assim como para pacientes com certas doenças com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e talvez reduzir o risco de morte”, aconselha o médico Qi Sun, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard.