Educação

Uma escola modelo

Há uma frase de Rubem Alves que diz que “aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno”. A fala deste educador vem ao encontro à responsabilidade que a equipe de uma escola tem de transformar o ambiente escolar em um espaço em que a criança ame, que queira ficar.

A Escola Municipal Adolival Pian, como é de conhecimento de todos, teve a nova estrutura construída recentemente e é privilegiada em relação ao prédio. No entanto, para quem conhece a escola do portão para dentro, algo chama ainda mais atenção e faz brilhar os olhos: a dedicação da equipe em deixar cada cantinho da escola agradável e propício para a transmissão do conhecimento.

Desde a decoração das salas até a produção de materiais pedagógicos e as atividades desenvolvidas com os alunos, tudo tem muita cor e vida. “Os recursos visuais são muito importantes no trabalho com as crianças, pois elas se sentem estimuladas a aprender”, conta uma das coordenadoras da escola, Silvia Paludo, que acompanhada da diretora, Ana Claudia Drobavoski, e Judite Bottega da Silva, também coordenadora, se orgulha de mostrar cada espaço da escola.

Comunidade escolar

Além do empenho da equipe de profissionais da escola, a diretora Ana Claudia também reforça a importância da participação da comunidade escolar como um ponto bastante positivo. Segundo ela, a participação da APPS (Associação de Pais, Professores e Servidores) e do Conselho Escolar são fundamentais no dia a dia da escola. “Um exemplo desta parceria é que agora com a chegada do frio nós já havíamos definido junto ao Conselho Escolar que disponibilizaríamos álcool em gel em todas as salas de aula, além de viabilizar formações para os alunos a respeito da prevenção da gripe. O Conselho Escolar traz ideias e apontamentos e solicita por ofício os profissionais de saúde para as palestras e a APPS ajuda a levantar os valores necessários para fazer as coisas acontecerem”, explica.

Formação

Quando se fala em formação e palestras para os alunos, isso não é coisa nova para a Escola Adolival Pian. A escola conta com um amplo auditório com 198 lugares que é utilizado para formações com os alunos, com a comunidade e até mesmo pela Secretaria de Educação, quando necessita realizar alguma formação descentralizada. Neste espaço os alunos assistem palestras, peças teatrais e participam de momentos direcionados para orientações gerais.