Cotidiano

Uma em seis mulheres com câncer de mama tem sintoma que não é um caroço

800px-Breast_self-exam.jpg

RIO – Aproximadamente um em cada seis casos de câncer de mama em mulheres (17%) começa com sintomas diferentes de um caroço ? o indício mais frequente da neoplasia ?, alertaram pesquisadores da University College London nesta segunda-feira, em uma conferência em Liverpool, na Inglaterra. Eles destacaram que as mulheres devem estar atentas a outros sinais de alterações na área da mama, como nas axilas e nos mamilos, para que possam procurar assistência rápido.

A pesquisa, apresentada na conferência anual do National Cancer Research Institute, examinou os sintomas de 2300 diagnosticadas com câncer de mama na Inglaterra entre 2009 e 2010. Além de corresponderem a quase um quinto dos diagnósticos, aquelas que apresentaram sintomas que não eram caroços mostraram também uma tendência a demorar mais de três meses para procurar um médico. Outros sintomas do câncer de mama incluem inchaços e dores nas axilas e nos braços, infecções no tecido mamário e sangramentos.

Monica Koo, uma das autoras da pesquisa, apontou o tempo como fator crucial para o tratamento do câncer.

? É crucial que as mulheres estejam cientes que o caroço não é o único sintoma do câncer de mama. Se elas estão preocupadas com qualquer sinal na mama, a melhor coisa a se fazer é buscar logo um médico. Diagnosticar o câncer cedo é realmente a chave para aumentar as chances de sobrevivência. Campanhas de conscientização sobre sintomas devem continuar ? destacou a pesquisadora.

No Reino Unido, são diagnosticadas, por ano, 53,6 mil pessoas com câncer de mama, e 11,4 mil óbitos pelo tumor.