Cotidiano

Uma em cada 5 empresas britânicas prevê transferência após Brexit

LONDRES – Um em cada cinco executivos britânicos prevê a transferência de parte de suas atividades, enquanto dois terços consideram que o Brexit é negativo para seus negócios, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O Instituto de Diretores (IoD), que reúne os empresários britânicos, realizou a pesquisa entre sexta-feira e domingo com mais de mil integrantes.

No total, 64% dos líderes empresariais pensam que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a opção escolhida pelos eleitores no referendo, será “negativa para sua atividade”. Além disso, 24% consideram congelar contratações e 22% estudam a transferência de algumas operações.

— A maioria das empresas pensa que o Brexit será negativo e de cara os projetos de investimento e contratações se encontram paralisados — comentou Simon Walker, diretor geral do IoD.

A diretora-geral da maior federação de indústrias do Reino Unido (CBI), Carolyn Fairbairn, afirma em um artigo no jornal “Times” que o impacto da decisão do Brexit “não deve ser subestimado”.

“O governo deve atuar com urgência para minimizar a incerteza que pesa sobre as decisões de investimento, que freia por sua vez a criação de empregos”, destacou.

As câmaras de comércio também fizeram um apelo para que as autoridades esclareçam a confusão sobre os próximos acontecimentos.