Cotidiano

Uma “cidade” para a FeliCidade do Idoso

A “Cidade do Idoso” funciona segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Uma “cidade” para a FeliCidade do Idoso

Cascavel- O projeto Cidade do Idoso foi pensado para permitir que as pessoas acima de 60 anos pudessem ter um espaço adequado de atendimento, possibilitando assim, cuidados com a saúde física e psicológica da Terceira Idade da população de Cascavel.  E isso já está sendo possível através do uso de um espaço todo equipado para este fim. O Parque Tarquínio, tradicional espaço verde localizado no Parque São Paulo, foi totalmente remodelado garantindo pistas de caminhada, espaço de lazer e área de atividade esportiva para as atividades.

A “Cidade do Idoso” funciona segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todos é possível ter a participação de 200 a 300 idosos, simultaneamente, nas diversas atividades oferecidas pelo programa. Contudo, atualmente, cerca de 100 idosos estão inscritos e “trabalhando”. E para facilitar o acesso, a Prefeitura de Cascavel também oferece a Linha Felicidade do idoso, transporte coletivo específico para quem deseja participar.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi, envelhecer com qualidade de vida representa um grande diferencial. “Aqui desenvolvemos várias atividades com nossos idosos durante a semana, garantido a eles melhoria na qualidade vida”, garante o secretário. As atividades no parque são diversas e vão desde exercícios físicos e jogos de mesa, a oficinas de dança e música e bingo, sem contar que no local também é servido almoço e outras refeições para os idosos.

Com a retomada das atividades depois de um longo período de isolamento dos idosos, devido a pandemia, as atividades acontecem seguindo todos os protocolos estabelecidos pela saúde, como por exemplo: é exigido a comprovação da 2ª dose da vacina, uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Para organizar melhor o número de pessoas que participam das oficinas, é preciso fazer a inscrição antecipada através do telefone (45) 99158-2343.

 

“Novo parque”

Para abrigar a Cidade do Iodos, o Parque Tarquínio foi totalmente revitalizado. As obras contemplaram a reforma dos banheiros, nova pintura de toda a extensão do parque, implantação de novos pavers, plantio de flores e mudas nativas, revitalização dos quatro portais de acesso e do campo de futebol, além da recuperação dos postes de iluminação, entre outras melhoras.

No total, são mais de 77 mil metros quadrados de mata nativa, córregos, trilhas para caminhadas, bancos para descansar e lagos. A área verde é preservada e, pelo bosque, diariamente servidores fazem a limpeza e manutenção que contribui para o bem-estar e lazer dos frequentadores. Além dos idosos, com o novo visual e cuidado, o parque tem ampliado, gradativamente, a presença de crianças, jovens e adultos para práticas esportivas ao ar livre e lazer.

O antigo parquinho de madeira foi substituído por equipamentos mais modernos e a areia trocada por piso com grama sintética. A reforma contemplou ainda a recuperação e proteção de nascentes e lagos, sendo um deles com a instalação de uma roda d’Água. A renovação no Parque Tarquínio Joslin dos Santos envolveu as secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura e Esporte, Obras Públicas e Cohavel.

 

Conhece o Joslin?

Tarquínio Joslin dos Santos foi uma figura de destaque na cidade de Cascavel. Primeiro farmacêutico da incipiente localidade, tornou-se uma figura conhecida e admirada, razão pela qual foi convidado para concorrer ao cargo de prefeito, numa eleição em que perdeu por um voto. Nascido em 1900, morreu no dia 3 de março de 1979.

 

Fotos: Secom