Agronegócio

Uma campanha contra a ferrugem

Com o objetivo de controlar a incidência da ferrugem asiática em lavouras paranaenses, já está sendo realizada uma campanha para orientar os produtores sobre o vazio sanitário, período em que é necessário manter as áreas sem plantas vivas de soja, para reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador doença.

No Paraná, o vazio sanitário neste ano vai de 10 de junho a 10 de setembro. A iniciativa é da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), do Instituto Emater, do Sistema Faep e da Ocepar.

A campanha consiste nos seguintes esclarecimentos:

O que é?

Principal doença da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi que está presente em todas as regiões produtoras do Brasil.

O que causa?

O principal dano é a desfolha precoce que prejudica a formação e enchimento dos grãos, reduzindo severamente a produtividade da soja.

Quais as ações preventivas?

Vazio sanitário – período de 90 dias com ausência total de plantas vivas de soja a campo; reduz o inóculo do fungo durante a entressafra.

Calendarização do plantio – respeitar o período de semeadura de 10 de setembro a 31 de dezembro, para diminuir a incidência da doença no início e durante o ciclo da cultura e reduzir o número de aplicações de fungicidas.