Policial

Uma ação, várias consequências

Dirigir embriagado pode levar a vários fins: prisão, multa de quase R$ 3 mil, acidente com danos materiais, acidente com pessoas feridas e, o pior, acidente com morte.

Essas consequências de combinar álcool e direção serão mostradas durante a campanha Drink Premiado. Ao contrário do que o nome sugere, não se trata de um brinde por dirigir embriagado, mas de uma “premiação” ruim para quem faz isso. As consequências são expostas em uma “roda da sorte”, por meio de imagens, com a intenção de chocar os motoristas cascavelenses.

A primeira ação será realizada hoje, das 9h às 12h, em frente à Catedral, com panfletagem e orientação. A campanha é uma parceria do Ministério Público, da PRF, do Conseg, do Cogesp e outras forças de segurança. “Queremos fazer uma conscientização, para que as pessoas repensem a atitude de beber e dirigir. Sabemos que alguns acidentes são inevitáveis. Mas dirigir embriagado, com certeza, é evitável”, comenta o policial rodoviário federal Félix Ribeiro da Silva.

Dados

O Ministério Público de Cascavel registrou, no ano passado, 975 casos de processos de crimes de trânsito. A maioria por embriaguez. Em Cascavel, em 2017, a PRF abordou 18.467 condutores, 583 deles embriagados e dos quais 147 foram presos. Em 2016, 14.981 foram abordados, 594 destes estavam embriagados e, dos embriagados, 175 foram presos.