Agronegócio

Um show de plantas medicinais, aromáticas e condimentares

Quem busca conhecimento sobre plantas conta mais uma vez com um espaço privilegiado para elas no Show Rural. O Instituto Emater preparou um local com plantas medicinais, de aromatização e condimentares. São mais de 80 espécies, sendo algumas já bem conhecidas e frequentemente utilizadas e outras ainda desconhecidas pela maioria.

Uma das novidades neste ano é a Flor do Amazonas, conhecida também como “girassol mexicano”, usada no tratamento de várias doenças. Outra novata é a Ora-pro-nóbis, planta que possui alto grau de proteína e pode ser usada em pães, refogados ou até mesmo substituta da carne. Outra novidade que figura no grupo de plantas alimentares é a batata yacon, bastante utilizada por diabéticos.

Segundo a técnica Márcia Cristina Lawich, muitas plantas usadas como temperos também possuem propriedades medicinais. “Um exemplo é o confrei, que muitas pessoas usam como pomada; a melissa e o capim cidreira, que atuam como calmantes e ajudam a dormir melhor. A cana do brejo, usada para tratar problemas urinários, além das alfazemas, conhecidas na fabricação de perfumes, mas que também podem atuar como medicamentos em tratamentos de problemas reprodutivos”.

A técnica afirma que as orientações repassadas aos visitantes da área são baseadas em informações obtidas juntamente ao Ministério da Saúde, mas que a prescrição deve ser feita por um profissional especializado. “Nós não somos médicos, eles são os responsáveis pela indicação. As farmácias populares e os postos de saúde de alguns municípios já estão fazendo o uso de plantas medicinais, mas o caminho deve ser sempre a partir da orientação médica”, destaca Márcia, afirmando que o objetivo é esclarecer dúvidas acerca da utilização das plantas e locais onde podem ser encontradas, assim como fornecer dicas sobre a forma correta de confeccionar as mudas.