Cotidiano

Um passeio diferente

Uma ferramenta que quer aproximar a comunidade de um trabalho que salva vidas. O Hemo Tour, realizado no Hemocentro de Cascavel há pelo menos 14 anos, proporciona à população a chance de conhecer detalhadamente todo o processo de doação de sangue, desde o momento do cadastro do voluntário até a liberação das bolsas aos hospitais.

De acordo com a assistente social Maria Luiza da Silva, para fazer este passeio, que dura em média 50 minutos, basta agendar com antecedência um horário de visitação, pelo (45) 3226-4549. Ela pede que sejam formados grupos de até 15 pessoas. “A ideia é mostrar o trabalho que se faz aqui e a importância dele”, diz.

A maioria das visitas é feita por acadêmicos da área da saúde. Porém, Maria Luiza lembra que o passeio é estendido a qualquer pessoa. “É uma possibilidade que criamos de a população ter uma visão ampla de tudo. Apesar de termos frequentemente visitas de alunos, infelizmente a demanda ainda é baixa. Queremos fortalecer isso e abrir o espaço a toda a comunidade para que entendam o quanto a doação de sangue é necessária”, relata a assistente social.

Alguns visitantes, após o tour, aproveitam a oportunidade para se tornarem doadores, o que segundo Maria Luiza, torna o passeio ainda mais especial.