Política

Um mês após recusa, Cida garante UPS para Cascavel

Cascavel – O que não dava, agora deu. E, pelo que tudo indica, era só uma questão de “querer”. Tanto que ontem à noite a governadora Cida Borghetti (PP) anunciou, em Cascavel, a implantação de uma UPS (Unidade Paraná Seguro) na região oeste da cidade, contemplando o Bairro Santa Cruz e outras nove localidades. Isso pouco mais de um mês depois de o seu antecessor, Beto Richa, negar a unidade para Cascavel, após dizer que não havia estrutura disponível.

O assunto rendeu muita polêmica e acabou parando no Gaeco devido a uma articulação política que levou a UPS para o Bairro Tropical, onde a própria comunidade bancou a reforma de uma casa e a cedeu à polícia. Sem “condições” de instalar uma UPS, o governo “aceitou” em transformar a unidade em uma base da PM, que na prática apenas atendeu a interesses políticos.

Agora, a unidade atende aos critérios a que se propõe. Isso porque a região oeste da cidade tem alto índice de criminalidade, a terceira com maior número de homicídios, atrás apenas da norte, que lidera, e a sul. Ambas já possuem UPS.

De acordo com a comandante da Polícia Militar do Paraná, Audilene Dias Rocha, Cascavel é a única cidade do interior do Estado que possui três UPS. O efetivo para a nova unidade ainda não foi definido, mas a comandante adianta que a ideia é trabalhar com 16 a 29 policiais. “A proposta da UPS é trabalhar diretamente com a comunidade, buscar informações e identificar quem são os moradores locais. Além disso, a presença da força policial, treinada para esse tipo de trabalho, dificulta a ocorrência do crime, e, consequentemente, reduz os índices [de criminalidade]”, relata.

Audilene lembra que trazer mais uma Unidade Paraná Seguro ao Município é fruto também dos bons resultados obtidos nas que estão em pleno funcionamento. A previsão, afirma, é de que a UPS esteja em funcionamento em 60 dias.

Conforme o major Rubens Garcez, do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, a prática mais comum de crimes na região oeste é contra o patrimônio. “Com a nova UPS, que se faz necessária, a Polícia Militar vai poder combater de forma ainda mais eficaz esse tipo de crime. É importante esclarecer que, embora a unidade seja implantada no Santa Cruz, toda a cidade de Cascavel segue sendo monitorada pela PM”, afirma.

Custeio

Os investimentos em infraestrutura ficam a cargo da Prefeitura de Cascavel. Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, estuda-se a possibilidade de reformar o salão comunitário do Bairro Santa Cruz, local mais indicado até o momento para abrigar a nova UPS. “Amanhã [hoje] vamos criar uma comissão para definir o local, se faremos uma nova construção, um novo prédio ou adaptação de algum espaço já existente, como é o caso do salão comunitário”, diz.

Paranhos garante que em 60 dias a unidade, que custará em torno de R$ 500 mil, será inaugurada.

Segurança pública

A vinda da governadora Cida Borghetti a Cascavel culminou com a recondução do delegado da Polícia Civil Júlio Reis à Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Ele responde pelo cargo desde fevereiro. O mote de seu trabalho frente à secretaria, segundo Cida, é fazer uma gestão de integração com todas as forças policiais. “Confio no trabalho do Julio, que é cascavelense e fez aqui um excelente trabalho. Agora, assume com responsabilidade o cargo de secretário”, comenta a governadora.