Cotidiano

Um lembrete à saúde da mulher

As ações do Outubro Rosa, promovidas pelo grupo Cascavel Rosa, começaram oficialmente na terça-feira (3), com o hasteamento da bandeira oficial da campanha em um prédio localizado no calçadão da Avenida Brasil, em Cascavel.

De acordo com a voluntária Rosí Czepula Meassi, essa atividade ocorre desde 2012, ano em que o grupo foi criado. “A bandeira hasteada é como um lembrete às mulheres de que é necessário fazer exames periódicos, inclusive a mamografia, e cuidar sempre da saúde”, relata. A bandeira, que foi hasteada por instrutores de rapel, ficará no local até o fim de outubro.

A mamografia é ainda o exame mais importante quando o assunto é prevenção do câncer de mama, que é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma.

Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), somente em 2016 foram diagnosticados 3.730 novos casos em todo o Paraná. No Brasil o número é ainda mais alto: 57.960 novos registros. Em relação ao total de mortes, o Inca aponta 14.388 óbitos no ano passado, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

A doença responde por 28% dos novos casos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Caminhada no Lago

A principal ação do grupo Cascavel Rosa desta semana é a tradicional Caminhada Rosa. Pelo segundo ano consecutivo, ela ocorre no Lago Municipal de Cascavel, às 16h de sábado (7). Quem quiser participar é só levar até o local do evento um quilo de alimento não perecível e fazer a inscrição, que é gratuita. Conforme Rosí, os alimentos arrecadados serão doados à Casa de Francisco de Assis, uma entidade social cascavelense.