Cotidiano

Um evento dedicado à paixão pela cerveja

Os amantes da cerveja que se preparem: o Campo de São Bento será tomado hoje, amanhã e domingo, das 14h às 22h, pela primeira edição do Água na Boca Beer Fest. Serão oferecidos mais de cem rótulos e mais de 50 variedades de chopes artesanais. O público poderá harmonizar as bebidas com opções gastrômicas espalhadas por food trucks, food bikes e barracas. Por fim, haverá ainda shows com artistas como Baia, Devir e Bella Godiva. O evento, uma parceria da Rota Gourmet com O GLOBO-Niterói, tem entrada gratuita.

Nove das cervejarias artesanais são do estado do Rio. Entre elas, a Búzios, a Praya, a Mohave, e a Irada!. A única exceção é a Antuérpia, que vem direto de Juiz de Fora, Minas Gerais. Cervejas consagradas no mundo inteiro, como a Goose Island, dos Estados Unidos, e as alemãs Hoegaarden e Franziskaner também marcarão presença.

A quase novata Madá é uma das que estarão presentes no festival. Suas bebidas são comercializadas desde o final de 2015. Criada por três sócios de Botafogo e Copacabana, ela é, como muitas pequeninas, cigana, o que significa que usa a infraestrutura de outras marcas para a fabricação das suas as receitas.

— Vamos levar a Madá Brit, que é uma English Pale Ale. Por conta do malte com que é produzida, tem um aroma e um gosto bem peculiares, de caramelo — conta Daniel Murray, um dos fundadores da cervejaria.

A variedade também é grande entre as opções gastronômicas, que misturam cozinhas de Niterói, como Da Carmine, Confraria e Paludo, a outras famosas do estado, como Burguertopia e Larica Gourmet.

Niteroiense, o Pão de Mel da Gema também vai estacionar no Campo de São Bento. A marca foi criada pela chef Maria Helena Baeta, criadora das receitas, e suas duas filhas.

— Nosso foco são os pães de mel das mais diversas formas: recheados, no pote, tortas, sorvete. Chegamos a ter um ponto fixo de vendas, mas funciona muito mais ir aonde estão os outros trucks. Depois do salgado, entramos como sobremesa. Além disso, as pessoas nesses eventos são mais abertas a experimentar novos produtos. O movimento gera uma paixão pela marca, que, talvez, não existisse se tivéssemos loja física — diz Priscila Baeta, uma das filhas de Maria Helena.

Na parte musical, serão dois shows hoje, dois amanhã e três no domingo. Baia, cultuado no Rio de Janeiro, apresentará músicas de seu novo disco, o “A fúria do mar”, além das tradicionais releituras de grandes sucessos, como “Caio no suíngue”. O músico é atração de hoje, às 20h.

Representante de Niterói, a banda DKV tocará, no domingo, às 17h, clássicos como “Roxanne”, dos ingleses do The Police, além de músicas dos grupos Sublime e Eagle Eye Cherry. Canções autorais também estão na programação.

Os assinantes do GLOBO terão espaço especial no Beer Fest Niterói. Um lounge ficará disponível com welcome drink/beer e entrega de brindes. Hoje será oferecido, às 15h, o pernil do chef, do Jay Jay Truck, hambúrguer de pernil no pão de ameixa ou de pimenta chipotle, coberto com queijo branco, bacon e geleia de pimenta. Às 17h, será a vez do arroz de cordeiro do chef Fred Mayer. Amanhã, as pedidas são, às 15h, o Larica Burger, do Larica Gourmet, e a costela bovina do Ossos Foodtruck, às 17h. Para finalizar, no domingo, às 14h30m e às 15h30m, haverá degustação das cervejas Bohemia Bela Rosa, Caã-Yari e Jabutipa, comandada pelo beer sommelier Charleston Agrícola.

Quem for assinante e sócio do Clube O Globo ganhará ainda 10% de desconto em todas as barracas gourmet e poderá participar das degustações de cervejas em duas sessões por dia, mediante apresentação da carteirinha. Além disso, poderá resgatar kits da Bohemia no site do Clube para retirada no lounge em um dos dias do evento.

O Beer Fest faz parte do Festival Água na Boca, uma realização do GLOBO-Niterói com patrocínio do Plaza Shopping e apoio da prefeitura de Niterói e do Grupo Dinisa. Veja toda a programação no site www.aguanabocaniteroi.com.br.