Cotidiano

?Um dos trabalhos mais difíceis que já fiz?, diz Elizabeth Savala sobre novela

20160314 JM Eta Mundo Bom 001_3trat.JPGRIO – Elizabeth Savala gravou ontem suas últimas cenas em ?Êta mundo bom!?, mas faz certo mistério sobre o desfecho de Cunegundes, a matriarca da família caipira e falida interpretada por ela. Apelidada de Dona Boca de Fogo, a personagem, cômica, vem sendo punida por suas maldades ao longo da trama de Walcyr Carrasco e não deve ser mais castigada no último capítulo, no dia 26.

? Está todo mundo triste com o fim ? conta a atriz, que passou quase um ano envolvida com o trabalho, se contar o início da preparação (com aulas de prosódia por conta do sotaque interiorano de seu núcleo), em setembro do ano passado, e as gravações da novela.

Maior sucesso do horário das 18h da Globo nos últimos anos, com média 30 pontos no Rio e 27 em São Paulo ? praça onde registrou mais um recorde recente, com 36 pontos, no capítulo do dia 10 ?, a trama exigiu bastante da atriz, ela conta.

? Foi um dos trabalhos mais difíceis que já fiz, em termos de realização. Gravei cenas em que era jogada no lago e na lama do chiqueiro. Eu tive até uma contratura do músculo da virilha numa sequência em que tirava leite da vaca. O animal veio para cima de mim e na hora eu me encolhi toda ? recorda a atriz.

?SÓ COMI UM COCO?

A atriz passou por outro susto recentemente. Ela deu entrada na Clínica São Vicente, no Rio, no dia 11, com fortes dores abdominais. No hospital, descobriu que havia exagerado na quantidade de um coco que comeu:

? O alimento não digeriu. Chegou uma hora em que eu urrava de dor e fui para o hospital. Fizeram uma tomografia e descobriram que o coco estava todo no meu estômago. Parecia um cogumelo. Eles passaram quase 24 horas retirando aquilo do meu estômago.

A atriz teve alta dois dias depois. Mas seu estado de saúde tornou-se alvo de todo tipo de especulação.

? As pessoas acharam que eu estava entre a vida e a morte na UTI. Foi sério, mas eu só comi um coco ? minimiza ela, que ainda está se alimentando apenas de comidas pastosas por conta do episódio.

Aos 61 anos, Elizabeth brinca que, pelo menos, deve ter emagrecido neste período em que ficou internada. Mas lamenta a proporção da repercussão que sua passagem pelo hospital tomou:

? Antigamente éramos só atores, mas agora viramos celebridades.

Página virada, ela aproveita para citar o mote da novela, de que ?tudo que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar?. Acredita que o sucesso da novela das 18h, aliás, deve-se justamente à mensagem positiva passada pelo autor:

? A história veio num momento em que o mundo passa por uma crise. Se for analisar, a novela é simples. Mas o texto bate num inconsciente coletivo. Quase todo o Brasil tem uma identificação com o universo rural. E todos nós já levamos um tombo ou fomos passados para trás por alguém, como os personagens.

Além de ?Êta mundo bom!?, a atriz viaja pelo Brasil com o monólogo ?A.M.A.D.A.S. ? Associação de mulheres que acordam despencadas?, de Regiana Antonini, que satiriza o comportamento das mulheres diante dos inalcançáveis padrões de beleza. Por uma questão de precaução, ela decidiu adiar as apresentações deste fim de semana, em Salvador. Mas manteve para o dia 11 de setembro a estreia em São Paulo.

Elizabeth, que já pediu para aparecer com os cabelos brancos em cena quando interpretou a Socorro de ?Caras & bocas?, em 2009, brinca que ?foi bonita e não sabia?:

? Sempre me achei gorda e com o nariz torto. Eu pesava 52 kg na época em que fiz ?Pai herói? (novela de 1979, que será reprisada a partir de outubro no Viva). Fui ver umas fotos daquela época e hoje pareço avó daquela garota.

Em cartaz há quatro anos com o monólogo, a atriz também tem feito uma novela por ano. Ela foi vista mais recentemente em ?Amor à vida? (2013/2014), um dos seus grandes sucessos, no papel de uma ex-chacrete, e em ?Alto astral? (2014/2015).

? Sou contratada. Se um autor me chama, eu vou. Mas tive a sorte de ganhar personagens diferentes. Até par romântico de um macaco (em ?Caras & bocas?) eu já fiz ? diz ela, que volta ao ar em um novo (e ainda secreto) trabalho na TV, em abril de 2017.