Cotidiano

Um dos terroristas da Normandia estava em liberdade com tornozeleira eletrônica

2016 925772392-201607261030152996_RTS.jpg_20160726.jpgPARIS ? Um dos dois terroristas do atentado a uma igreja na Normandia havia sido posto em liberdade com uma tornozeleira eletrônica em março de 2016, informou o jornal ?Libération?. No ataque desta terça-feira ? o mais recente de uma série enfrentada pela França ? dois homens degolaram um padre e feriram gravemente outro refém, em Saint-Etienne-du-Rouvray. França

A identificação formal dos dois atacantes ainda está sendo feita, mas segundo as informações preliminares um deles foi descrito como um ?candidato à jihad?, preso na fronteira com a Turquia em 2015. Em março de 2016, ele foi posto em liberdade com o sistema de monitoramento eletrônico, apesar dos apelos do departamento antiterrorista.

O presidente da França, François Hollande, confirmou que os criminosos disseram pertencer ao grupo extremista Estado Islâmico. Hollande declarou que o nível de ameaça no país continua alto, e que é preciso lutar de todas as formas contra o “Daesh” (acrônimo do EI em árabe).

? O Daesh declarou guerra contra nós. Precisamos lutar esta guerra de todas as maneiras, respeitando o Estado de Direito, que nos torna uma democracia ? disse ele a repórteres.

A agência de notícias Amaq, ligada ao EI, também afirmou em um comunicado que dois ?soldados? do grupo realizaram o ataque ?em resposta ao chamado para atacar os países da coalizão de cruzados?.

O arcebispo da cidade próxima de Rouen, Dominique Lebrun, indicou que o padre assassinado se chamava Jacques Hamel e tinha 84 anos.