Cotidiano

Um diagnóstico aos resíduos

Grupo de 20 profissionais que fazem parte do Território Urbano do Oeste do Paraná participaram na sexta-feira (20), na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), de formação sobre os Desafios Ambientais dos Resíduos Sólidos. O evento foi organizado pela Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), com parceria do PTI (Parque Tecnológico Itaipu).

De acordo com a arquiteta e representante do PTI, Claudia Enrech, a Prefeitura de Cascavel encomendou ao grupo projetos para solucionar problemas relacionados ao lixo. Para que sejam apresentadas soluções, os agentes de desenvolvimento do Território fizeram um diagnóstico dos resíduos sólidos do Município. Entre os principais impasses, conforme Claudia, estão a reciclagem de resíduos da construção civil, a valorização energética dos resíduos e o conflito entre os catadores de materiais recicláveis autônomos e cooperados.

“Com base nisso, apresentaremos em maio, projetos que devem minimizar ou solucionar de vez estes problemas”, comenta.

O curso

O curso envolve além de Cascavel ações às prefeituras de Foz do Iguaçu, Toledo, Assis Chateaubriand, Guaíra, Medianeira e também da Cidade del Este. A formação se destina a agentes brasileiros e paraguaios, voltados a fazer propostas para a gestão de resíduos sólidos.