Esportes

Um dia após ouro, Zanardi é prata no ciclismo de estrada na Paralimpíada

No dia em que o acidente que lhe tirou as duas pernas completou 15 anos, o italiano Alessandro Zanardi conquistou sua segunda medalha na Paralimpíada do Rio. Desta vez, de prata. Nesta quinta-feira, no Pontal, o ex-piloto da Fórmula-1 e da Indy ficou em segundo lugar no ciclismo de estrada, classe H5 (para atletas com capacidade limitada nas pernas, nos braços e no tronco).

O italiano foi superado pelo sul-africano Ernst van Dyk, que conquistou o título paralímpico. O bronze ficou com o holandês Jetz Plat.

Zanardi, na véspera, havia subido ao degrau mais alto do pódio no contrarrelógio da mesma categoria. Há quatro anos, em Londres, o italiano foi ouro na H4.

201609151114264165_RTS.jpgAlém dos pódios olímpicos, o ex-piloto de Fórmula-1, que se acidentou na Cart, dissidência da Indy, em Lausitz, na Alemanha, tem também oito vitórias em etapas do circuito mundial.

Em 15 de setembro de 2001, pilotando na Cart, dissidência da Indy, o italiano sofreu um grave acidente no circuito de Lausitz, na Alemanha, e teve suas duas pernas amputadas.

Zanardi

DOR E GLÓRIA

Em entrevista ao GLOBO, alguns dias antes de competir no Rio, Zanardi admitiu que em certo momento de sua vida chegou a preferir que não tivesse sobrevivido às cirurgias e às paradas cardíacas. O pensamento de tirar a própria vida esteve presente na recuperação. Como tudo na história dele, foi rápido. Recuperado, voltou ao esporte, em carros adaptados na categoria Turismo, na qual competiu de 2003 a 2009.

Porém, a inspiração maior foi o movimento paralímpico. Um artigo de Clay Reggazoni, que também sofreu grave acidente automobilístico, o fez se inscrever para maratonas de cadeiras de rodas. Logo depois veio o primeiro contato com o paraciclismo. Zanardi substituiu os 300km/h, 400km/h das pistas de Fórmula Indy e de Fórmula 1 (competiu nos anos 1990), pelos 40km/h das bicicletas. Cinco anos depois, o auge da nova carreira: três medalhas olímpicas, duas de ouro e uma de prata (por equipes), em Londres-2012. Na conta do campeão ainda estão três títulos mundias consecutivos, de 2013 a 2015, nas três provas. Mais um Mundial de Paraciclismo está na lista do atleta para o futuro.

? Com certeza vou participar do Mundial e de algumas provas da Copa do Mundo ? garantiu o italiano, que não vai abandonar as pistas de automobilismo. ? Penso em voltar para as corridas de carro no ano que vem, também é a minha paixão. Eu tenho possibilidades de voltar e quero repetir as 24 horas de Spa Francorchamps (na Bélgica). Corri no ano passado e foi uma experiência fantástica. Eu estava muito bem na corrida, mas tive um problema faltando uma hora para acabar. Então seria fantástico voltar a Spa e poder terminar a corrida com um bom resultado.