Cotidiano

Um castelo escocês está à venda por menos de R$ 850 mil

Castle-for-sale.jpgGLASGOW – Pelo preço de um apartamento com três quartos em Copacabana, é possível comprar um castelo na Escócia. Um pequeno castelo, é verdade. Ainda assim, a imprensa britânica está tratando como uma pechincha a oferta de um imóvel em Glasgow por £ 210 mil ? o equivalente a R$ 843,97 mil pela cotação de quinta-feira.

Construído no século 19 em estilo gótico, a propriedade está anunciada no site Rightmove como uma ?villa? (usada originalmente para descrever casas de famílias ricas na Roma antiga, hoje, na Europa, a palavra significa casarão, ou mansão, geralmente situada nos subúrbios e com ampla área externa, eventualmente conectada a bosques). O imóvel anunciado fica em Springburn, distrito no norte de Glasgow ocupado por famílias de classe média cuja ocupação começou também no século 19 e foi seguida por um período de expansão industrial. Era uma localidade independente até 1872, quando foi incorporada pela capital escocesa.

Tem uma torre de castelo, uma sala de estar, um hall de entrada, três quartos e um simpático jardim interno, com um escada em espiral levando ao alto da torre, ponto de onde há uma vista panorâmica da cidade.

A oferta é uma barganha também para os padrões britânicos: no Reino Unido, uma casa sai por volta de £214 mil, diz o ?Mirror?.