Variedades

Um cantinho da arte da Índia

Viajar pelo mundo da arte da Índia pode se tornar realidade neste fim de semana em Cascavel. O projeto Sesc Encena apresenta neste sábado e domingo o grupo Grupo Arte Jornada Humana no Centro Cultural Gilberto Mayer em Cascavel, com um circuito de performance teatral, palestra e oficina sobre o teatro sagrado do sul da Índia.

O trabalho é resultado de uma intensa pesquisa e vivência de pouco mais de três meses na Índia realizadas por Janine e Mateus. Ambos os artistas participaram de uma residência artística na Kathakali School Society em Cheruthuruthy, no estado de Kerala.

Uma das principais referências desse trabalho é o Natyasastra (a ciência do teatro), um dos mais antigos textos sobre o teatro, o trabalho do ator, a produção de espetáculos e a dramaturgia clássica da Índia, o Kathakali. A participação no evento é gratuita.

Significado

O Kathakali é uma elaborada forma de arte que integra teatro, dança, música, poesia e história que nasceu há mais de 500 anos. Já o Purappadu é uma composição coreográfica inicialmente ensinada aos estudantes como o prelúdio da peça que será apresentada.

A palavra Purappadu significa “entrada” ou “começo”, ou seja, concretiza o começo da peça. É a dança introdutória de invocação do Kathakali com diferentes padrões rítmicos em quatro ciclos com batidas variadas. Essa performance representa a invocação da personagem divina Khrishna, sua história de vida desde a infância até chegar na idade adulta, trazendo sua trajetória na terra.

Programação

No sábado, o evento será a partir das 19h30 no Centro Cultural Gilberto Mayer, onde será realizada performance teatral Purappadu e uma palestra sobre o Kathakali.

No domingo, o projeto terá continuação com a oficina Kathakali: o teatro sagrado do sul da Índia das 13h às 17h também no Centro Cultural Gilberto Mayer.

Para participar da oficina é necessário fazer a inscrição antecipada no serviço de atendimento da Unidade. Na performance a entrada é livre.