Esportes

Um ano e meio após descobrir câncer, belga vai disputar os jogos do Rio-2016

201607300402320876_AP.jpg Pouco mais de um ano e meio depois de descobrir um câncer nos testículos, Thomas Van der Plaetsen, atleta do decatlo belga, chega aos jogos do Rio-2016 com o título de campeão europeu na bagagem e a cabeça cheia de cabelos. A cena é surpreendente para quem viu o jovem de 23 anos, na época, fraco e careca durante o tratamento de quimioterapia. Nem mesmo o seu maior apoiador, o técnico e irmão Michael, achou que uma volta tão breve ao esporte seria possível.

Perto do que o atleta belga já alcançou, não conseguir a medalha de ouro na Olimpíada do Rio nem parece uma derrota. O fato de estar de volta à elite, participando de uma evento que reúne os melhores atletas do mundo, é a maior vitória de todas.

? Foi uma longa jornada de volta. Se eu conseguir convencer pelo menos uma pessoa que esteja passando por essa situação a permanecer otimista já vou considerar uma vitória ? declarou Van der Plaetsen.

O Belga tinha acabado de conquistar o bronze no campeonato mundial Indoor de heptatlo quando recebeu uma carta das autoridades anti-doping em sua casa, acusando uma anormalidade no teste do hormônio HCG, o que normalmente significa uso de alguma substância proibida. Como sabia que não tinha usado nada, Van der Plaetsen resolveu procurar a causa da disfunção hormonal, e acabou descobrindo o câncer nos testículos.

201607300402140873_AP.jpg

Por conta da suspeita de doping, a doença do atleta, que normalmente seria um assunto privado, acabou virando um assunto público em poucos dias.

? Foi uma experiência muito traumática. A notícia do doping se espalhou e eu logo fui colocado na fogueira quando não tinha como me defender ? contou ele.

Tendo que fazer uma cirurgia para retirar o tumor às pressas, Thomas Van der Plaetsen não teve muito tempo para combater a injustiça. Logo após o procedimento, já iniciou o tratamento de quimioterapia.

Meses depois, já mais confiante, o belga resolveu que iria voltar ao esporte. Para isso precisou contar com a ajuda de seu irmão e treinador. Michael levou Thomas para um campo de treinamento na África do Sul e disse a ele que o seu principal lema seria ?você não pode ter pena de si mesmo?.

? Você não pode reclamar disso o tempo inteiro, você precisa esquecer e olhar para frente, se apegar as pequenas vitórias da vida. Esse é o único caminho ? dizia Michael.

Apesar de dolorido no início, Van der Plaetsen foi melhorando seu condicionamento. Por conta das limitações que tinha, ele aprendeu a desenvolver mais as suas habilidades quando o corpo não permitia aprimorar a parte física.

? Aprendi também a me manter focado, não havia outra opção. Se eu cometesse qualquer erro estaria tudo acabado. Essa foi a maior vitória, eu me reinventei como atleta para conseguir atingir de volta o meu nível apesar das barreiras físicas ? contou Thomas.

A Classificação para os jogos do Rio-2016 quase não veio quando o belga ficou apenas em 14º no mundial do ano passado. Entretanto, no campeonato europeu, Van der Plaetsen não só conseguiu a classificação, como também conquistou o ouro. A única frustração foi não ter batido seu recorde pessoal, a meta no Rio.

?Simbolicamente seria ótimo, fechar a temporada com a prova de que Thomas está melhor do que nunca ? declarou Michael, irmão, treinador e torcedor.

201607300402210874_AP.jpg