Política

Um ano depois, Foz tenta recuperar estabilidade

Foz do Iguaçu – Uma missão difícil e sem precedentes. O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), apresentou os resultados do primeiro ano de seu governo e disse que ainda enfrenta grandes desafios, como o pagamento de mais de R$ 62 milhões de dívidas deixadas pela antiga gestão, o reequilíbrio das contas públicas e a retomada de obras paradas pela Operação Pecúlio. Foz do Iguaçu viveu uma inédita crise política e busca a recuperação de financeira e de credibilidade.

Chico Brasileiro mencionou os investimentos primários que de forma prioritária foram feitos. Segundo o gestor, algumas situações eram tão criticas que não permitiram espera. “Na área da saúde foram contratados mais de 170 médicos em um ano de gestão. O Laboratório Municipal, que ficou desativado na antiga gestão, hoje realiza mais de 60 mil exames por mês. O Hospital Municipal realiza, em média, 600 cirurgias por mês. O Município também firmou convênio com o Hospital Cataratas, onde são realizadas as cirurgias eletivas”, explica.

A recuperação econômica do Município em 365 dias de governo foi o maior desafio da atual gestão. “Recuperamos a credibilidade do Município e passamos de nota C para nota A no Tesouro Nacional, demonstrando não só o equilíbrio entre arrecadação e investimentos, mas também em honrar o pagamento de todos os fornecedores e credores da prefeitura”, disse Chico.

O prefeito reconhece que um longo caminho terá de ser percorrido para que as dificuldades sejam sanadas, mas aposta em boas parcerias com os governos estadual e federal para que a população possa ser atendida. “Temos desafios históricos e estruturais para resolver, desenvolvendo assim mais qualidade de vida para a população”, avalia.

Foz do Iguaçu realizou novas eleições em abril do ano passado porque o pleito de outubro de 2016 foi anulado pela Justiça Eleitoral.