Cotidiano

Um ano após fim de 'Mad men', Christina Hendricks está no ar em 'Hap & Leonard'

Links Mad MenRIO ? Quando deu adeus à poderosa Joan, de “Mad men”, há exatamente um ano (“Person to person”, último episódio da saga de Don Draper, foi ao ar em 17 de maio de 2015), Christina Hendricks jurava que ia dar um tempo e curtir longas férias ao lado do marido (o também ator Geoffrey Arend), mas o destino deu-lhe uma rasteira. Das boas. A atriz está no ar no Brasil desde a terça passada em “Hap & Leonard”, adaptação dos livros de Joe Lansdale. Bem mais curta que o seu trabalho anterior, a elogiada minissérie de seis episódios é estrelada por James Purefoy (o Joe Carroll, de “The following”) e Michael Kenneth Williams (o Omar Little, de “The wire”).

A comédia-noir-de-humor-negro, que vai ao ar às terças, 22h, no Sundance Channel, se passa no fim da década de 1980. Purefoy e Williams são os personagens-título, dois grandes amigos que, junto com Trudy (Hendricks) formam “uma turma da pesada que apronta altas confusões”, como diria o narrador das chamadas da “Sessão da Tarde”. Ex-marido de Trudy Fawst, Hap Collins (Purefoy) foi um ativista dos anos 1960, que acabou preso por se recusar a servir na Guerra do Vietnã. Já Leonard, veterano da guerra, é o representante das minorias: pobre, negro e gay (como era o inesquecível Omar Little, o traficante carismático que viveu em “The wire”). Juntos, os três embarcam numa caça a um tesouro ilícito, encontram psicopatas pelo caminho e têm que lidar com os tiras, quer dizer, com a polícia.

? Estar nessa série foi uma experiência completamente diferente, e uma boa forma de me distrair do fim de “Mad men” ? conta Hendricks em entrevista ao GLOBO. ? “Hap & Leonard” tem sido classificada como um noir do pântano, o que acho um gênero bem acurado. É uma aventura violenta e sexy, com muito humor. Não se parece com nada que eu vi antes.

A personagem de Hendricks é que, à primeira vista, pode parecer mais uma femme fatale na carreira da atriz, mas ela rejeita o rótulo.

? Acho que só interpretei uma personagem assim antes, em “Firefly”. Trudy foi definitivamente criada como uma femme fatale tradicional, mas há algo de pouco usual no comportamento dela que eu achei muito interessante. Se alguém me acha sexy, ótimo, mas todas essas personagens me deram a chance de interpretar mulheres cheias de camadas, espertas, então não sinto como se eu fosse estereotipada ou coisa do tipo ? explica a atriz, que se livrou enfim das saias lápis de Joan e se viu metida em roupas mais contemporâneas. ? Sempre digo que o figurino muda a forma como um personagem se comporta, se sente, até como anda. Ficou claro para mim que Trudy se sente muito confortável por ser quem é, e por estar naquelas roupas. Ela é uma ex-hippie, então foi divertido interpretar alguém que mudou tanto. HAP & LEONARD Season 1 TRAILER (2016) Sundance Channel Mini-Series

A ambientação de “Hap & Leonard”, passada no Texas, também não lembra nem de longe o glamour de uma agência de publicidade nova iorquina de meados dos anos 1960. E isso se refletiu na vida real.

? Gravamos em locações, em lugares abertos, e achei bastante desconfortável. Estava muito quente, muito chuvoso, muito enlameado. Eram muitos insetos por toda a parte, mas eu tenho que admitir que foi desafiador.

A parte boa, diz ela, foi contracenar com Purefoy e Williams, que já haviam trabalhado juntos em “The philanthropist”.

? Eles se conhecem há muito tempo mesmo, e têm essa camaradagem maravilhosa, o que tornou a convivência muito fácil. Nos tornamos amigos imediatamente.

Mas por que adiar as tão sonhadas férias depois de sete anos de compromisso com o trabalho que a deixou famosa?

? Acho que cada projeto tem sua especificidade. Quando eu leio um roteiro, se eu acho que posso contribuir com alguma coisa para o personagem, se eu sinto que entendi as motivações do personagem, se eu começo a me imaginar no papel enquanto leio, eu topo. Não tenho nenhuma estratégia para escolher meus projetos pós-“Mad men”, eu só sei quando eu gosto de algo, é assim que eu sempre funcionei. Trudy coube direitinho em mim. Órfão de ‘Mad men’? Indicamos sete atrações para tentar suprir o vazio deixado pela série

E não só Trudy, afinal, a atriz continua trabalhando loucamente. Além de “Hap & Leonard”, ela participou de três filmes e está prestes a embarcar numa jornada de cinco meses de gravações no Canadá para a série “Tin Star”, ao lado de Tin Roth. No futuro, sonha estrelar “um grande filme musical”, como os de Baz Luhrmann, ou algo na linha de “Chicago” e “Cabaret”.

? Eu nunca consegui tirar essas férias de fato. Nesse momento eu estou na Espanha, passando uns dias com meu marido, mas ultimamente nós dois estamos trabalhando mais do que planejamos, mas gostamos muito do que fazemos, então tudo bem.