Cotidiano

Um ano após autorização, começa a duplicação da BR-163

Consórcio recebeu licença do IAP para limpeza da vegetação às margens da rodovia

Toledo – O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) concedeu licença de instalação ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) às margens da BR-163 em Toledo para duplicar o primeiro trecho na rodovia.

A duplicação é reivindicada há anos por líderes de toda a região Oeste para melhorar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança aos motoristas. A obra contemplará 38,9 quilômetros até Marechal Cândido Rondon e tem investimentos avaliados em R$ 306,5 milhões.

Nesta primeira fase, o Consórcio Castilho Castellar, vencedor da licitação para executar os serviços, está autorizado a fazer o corte da vegetação às margens da BR-163. O trabalho das máquinas teve início na quarta-feira passada a partir do Centro de Eventos no perímetro urbano de Toledo.

Segundo funcionários da empresa 600 metros já foram preparados. Outros quatros trechos serão abertos totalizando 5,8 mil metros de área limpa. O próximo passo é a terraplanagem em todo esse perímetro. A concretagem de duas passarelas, uma a 200 metros do trevo de entrada de Toledo e outra que será instalada em frente ao Centro de Eventos, também foi iniciada.

A equipe do Consórcio comenta que a conclusão dos serviços depende das condições do tempo e que a duplicação da pista deve ser iniciada no próximo ano. A previsão é de que toda a obra, incluindo sete planos elevados e duas trincheiras, seja concluída no prazo de cinco anos.

A chefe do IAP de Toledo, Maria Glória Pozzobon, comenta que a licença para a instalação de serviço foi solicitada há cerca de três meses e que a limpeza é permitida a obras que sejam de interesse público.

“A cada licença é firmado um termo de compromisso com o Dnit, que fica responsável em replantar o for retirado para a ampliação da pista”, explica Maria Glória.

O Dnit foi procurado pela reportagem de O Paraná para se pronunciar sobre o assunto, porém não retornou os questionamentos até o fechamento da edição.

(Com informações de Romulo Grigoli)