Cotidiano

Um aniversário e tanto

Alfredo José Neppel, de 78 anos, que é natural de Porto União (SC), tem muita história para contar. Filho de sapateiro, chegou em Cascavel com apenas cinco meses de vida, junto de seus pais e outras duas irmãs – de uma família de sete pessoas – em 1º de outubro de 1939. Aqui, pode acompanhar todo o desenvolvimento da cidade e a chegada de outros pioneiros.

No domingo (1º), ele comemorou um aniversário e tanto. “Faz 78 anos que moro em Cascavel. Minha família saiu de Santa Catarina no dia 4 de setembro de 1939 e chegou aqui em 1º de outubro do mesmo ano”, conta.

A vinda para Cascavel é definida por Alfredo como uma aventura. “Meu pai veio para cá como um aventureiro, não conhecia o lugar. Quando chegamos não tinha nada, nem médico, mercado, farmácia”, lembra. Para sustentar a família, o pai de Alfredo montou uma sapataria. “Chegando aqui abriu uma sapataria e foi o primeiro sapateiro de Cascavel”, afirma Neppel. Anos depois, o pai de Alfredo se tornou o primeiro juiz de paz do município.

No ano de 1953 chegava a Cascavel também a futura esposa de Alfredo Neppel. Herta veio do Rio Grande do Sul com os pais, e sete anos depois se casou. O casal foi morar na área rural de Cascavel, onde hoje é o Bairro Julieta Bueno. Na propriedade, a principal fonte de renda era a produção de hortaliças. “Moramos por 38 anos no sítio. Fui um dos primeiros hortifrutigranjeiros do município e vendia meus produtos na rua e nos poucos comércios que existiam na época”, comenta. Paralelo à agricultura, Neppel ajudava o pai na sapataria à noite.

38 anos depois

Em 2001, Alfredo e Herta decidiram morar na área urbana. O casal se mudou para o Bairro Country, onde residem até hoje. Em sua casa, o canto dos canarinhos embalam os dias dos dois aposentados, que agora reservam parte do tempo para viagens inesquecíveis. Uma herança da agricultura também é vista na residência de Neppel. Em seu quintal, uma das atividades favoritas é cuidar da horta, que ocupa um generoso espaço.

Alfredo e Herta, que são casados há 57 anos, tiveram quatro filhos (dois homens e duas mulheres), são avôs de oito netos e há cinco meses chegou o primeiro bisneto da família.