Policial

Um a cada quatro acidentes de trânsito acontece em horário de pico

Dos 2.357 acidentes contabilizados até quarta, 628 foram atendidas das 17h às 20h

Cascavel – A pressa de sair do trabalho e chegar em casa depois de um longo dia é, na maioria das vezes, a responsável por grande parte dos acidentes de trânsito em Cascavel. É o que aponta o relatório dos atendimentos do Corpo de Bombeiros.

Conforme análise feita junto ao banco de dados das ocorrências do Siate (Serviço de Atendimento ao Trauma e Emergência), dos 2.357 acidentes contabilizados até quarta-feira (11) na cidade, 628 foram atendidas das 17h às 20h. O número representa 26,6% do total de colisões deste ano, ou seja, um em cada quatro acidentes são no chamado “horário de pico”.

O maior número de colisões foi registrado das 18h às 18h59, com 249 casos, o que corresponde a 10,5% do total. Na segunda colocação está o horário das 17h às 17h59, com 198 registros, ou seja, 8,4%. Em terceiro lugar estão os acidentes computados das 19h às 19h59, com 7,6% do total, ou 181 batidas.

Além do fim do dia, o horário do almoço merece destaque. Segundo o levantamento foram 284 acidentes das 12h às 13h59, correspondendo a 12% do total.

De acordo com a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito da Cettrans, Vânia Müetzemberg, quando se está no trânsito, seja como condutor ou como pedestre, o foco deve ser única e exclusivamente o trânsito.

“A atenção é fundamental sempre. A pessoa não pode ficar distraída, seja com pensamentos dos compromissos que ainda restam, seja com celular, música, entre outros atrativos”.

Segundo Vânia, no fim do dia aumenta consideravelmente o número de veículos nas ruas.

“Há um aumento no fluxo, as pessoas estão apressadas, cansadas, estressadas e isso merece uma atenção especial”.

(Com informações de Tissiane Merlak)