Cotidiano

Ultrassom para bebês

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) é referência em vários atendimentos, um deles é a UTI Neonatal, que atende recém-nascidos que precisam de acompanhamento intensivo, além de RN prematuros.

Nesta semana, foi entregue um novo aparelho de ultrassom portátil para uso na UTI NEO, o equipamento facilita o cuidado com os pacientes e humaniza o atendimento, pois é menos invasivo. Os pacientes da UTI demandam a utilização de um dispositivo de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) durante o processo de internação, e nos últimos tempos utilizavam-se em média 20 cateteres por mês. Os novos aparelhos de ultrassonografia têm como objetivo minimizar os riscos para o paciente e profissional, reduzir o número de tentativas de inserção (punções), auxiliar na escolha do acesso venoso e calibre do cateter.

Segundo a enfermeira coordenadora da UTI, Ana Tamara Kolecha, com os avanços das tecnologias em UTI, o novo aparelho portátil humaniza a assistência, diminuindo a exposição dos neonatos aos exames de raio-x para localização do cateter de PICC e área cardíaca. “O aparelho será utilizado para visualização da ponta do cateter de PICC, área cardíaca, ultrassom abdominal, visualizar o calibre do vaso e vascularização, tecidos moles dentre outras imagens”.

Segundo Ana, o aparelho que vinha sendo pleiteado a muito tempo, agiliza o atendimento, que por se tratar de terapia intensiva, não pode ter erros. “Com o recurso do aparelho de ultrassom portátil na unidade além de diminuir o uso do raio-x, irá garantir eficiência e agilidade na assistência”, conclui Ana.

Demandas de equipamentos

O HUOP tem procurado atender as demandas de equipamentos que principalmente cumpram o papel de humanizar o atendimento, segundo o diretor administrativo, Edson Souza, estas demandas tem prioridade quando chegam à direção. “A direção de enfermagem nos apresentou a necessidade do aparelho, pois o antigo raio-x além de ser grande e atrapalhar a circulação dentro da sala, era difícil manuseio e obsoleto. O equipamento adquirido com recursos próprios do HUOP era tão necessário e agora está à disposição da UTI Neonatal para uso”.

Humanização

Edson também esclarece que a direção do hospital investe na humanização do atendimento ao paciente. “Contamos com a comissão de humanização, que discute e orienta as ações neste sentido. Os equipamentos que estamos adquirindo e colocando em funcionamento tem essa finalidade, modernizar e melhorar o atendimento ao paciente”. Finaliza Edson.

Foto: Divulgação

Legenda: Equipamento vai facilitar os cuidados dos pequenos pacientes