Agronegócio

Últimos dias para fazer o CAR

O prazo para proprietários e posseiros rurais fazerem o CAR (Cadastro Ambiental Rural) encerra no dia 31 de maio, e quem ainda não o realizou tem menos de 15 dias para finalizá-lo.

Em Cascavel foram cadastrados 3.943 imóveis até março deste ano, dado mais recente do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), o que representa 179,4 mil hectares já regularizados ante o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento. Não há, por sua vez, uma estimativa de quantos imóveis ou hectares precisam ser cadastrados no município, visto que o último levantamento do gênero, de 2006, já não condiz com o cenário rural local.

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, quem não incluir os imóveis no CAR até a data limite deixará de ter acesso aos benefícios previstos no Código Florestal, como por exemplo, a regra da escadinha – a possibilidade de recompor as áreas consolidadas de APP (Área de Preservação Permanente), com dimensões menores conforme o tamanho da propriedade – e a adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental). Outro ponto importante está relacionado ao acesso a novos financiamentos bancários, que serão barrados a quem não estiver em dia com o CAR.

Vale lembrar que o CAR já foi prorrogado nos anos de 2016 e em dezembro de 2017 por meio de decreto presidencial. Desta vez, no entanto, o Sindicato Rural de Cascavel afirma que não há sinalização para que o prazo se estenda novamente.

Estadual

O Paraná já atingiu a meta prevista pelo Serviço Florestal Brasileiro. Em todo o Estado foram cadastrados 16,1 milhões de hectares, com 420.290 imóveis. O montante está acima dos 100% estimados, de 15,3 milhões de hectares. Por conta disso, faz-se necessária revisão dos cadastramentos, que podem conter áreas sobrepostas.