Cotidiano

Último dia do Fies tem erros no sistema do MEC. Alunos temem perder vagas

Hoje é o último dia para as inscrições complementares do programa. Segundo candidatos, o sistema não funciona e o MEC não resolve o problema

Último dia do Fies tem erros no sistema do MEC. Alunos temem perder vagas

No dia em que o prazo para as inscrições complementares do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) se encerra, estudantes relatam desespero ao tentar emitir o comprovante de inscrição no site do programa. Sem o documento, eles não conseguem dar prosseguimento ao financiamento, correndo risco de perder a vaga no ensino superior.

De acordo com os relatos dos candidatos na página do Instagram do Ministério da Educação (MEC), o site está fora do ar. “Arrumem o site do Fies. Não consigo imprimir meu comprovante para mandar pra CPSA e o problema é no site, e não em dispositivo meu”, diz um comentário.

A estudante Camila Tonet diz que está desesperada sem conseguir o comprovante nem retorno do governo. “Quando ligamos para o 0800 do MEC, mandam a gente fazer uma demanda no site deles, porém nem conseguimos logar lá. Não nos respondem”, lamentou.

A maior preocupação de Camila é que o prazo para a entrega dos documentos à universidade termine e, com isso, ela perca a vaga no ensino superior. “Temos prazos pra entregar o comprovante à faculdade, ou então perdemos a vaga. Não sabemos o que fazer mais, pois não nos ouvem”, contou a jovem.

Inscrições complementares

O período para complementar as inscrições do Fies para o segundo semestre de 2020 termina nesta sexta-feira (17) às 23h59. O prazo foi aberto no dia 15 de julho pelo Ministério da Educação.

A complementação da inscrição postergada deverá ser realizada, exclusivamente, no endereço eletrônico do Fies. O processo é destinado aos candidatos que foram pré-selecionados na chamada única para a modalidade.

O que fazer após a complementação da inscrição?

Após a complementação da inscrição no FiesSeleção, o candidato deverá:

Comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (Cpsa) para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia subsequente ao da complementação da inscrição na modalidade do Fies;

Comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela Cpsa. Na ocasião, o candidato deverá levar a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação.

Fonte: Metrópoles