Cotidiano

Último dia do ano pode ter chuva forte em toda a região oeste do Paraná

Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos

Último dia do ano pode ter chuva forte em toda a região oeste do Paraná

Cascavel – O ano marcado pela estiagem mais severa da história do Paraná deve terminar com chuva e risco de temporal. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo, com risco potencial para ocorrência de tempestade. O aviso se inicia às 10h desta quinta-feira e termina às 16h do dia 1º de janeiro. O Instituto alerta para registro de 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, além de possível queda de granizo.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

As orientações são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão de energia elétrica ou ainda placas de propaganda.

É recomendado também evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de necessidade, ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

No oeste

Para a região oeste do Estado, o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) prevê para esta quinta-feira (31) chuvas com volumes de 14 a 20 milímetros. A região de Foz do Iguaçu é a que deve registrar maior volume, chegando a 20,4mm. Já para a sexta (1º), há possibilidade de chuva, mas não há volume estimado.

Na sequência, do dia 2 ao dia 7 de janeiro, não deve chover na região. Nesse período, as temperaturas máximas devem variar de 24ºC a 36ºC na fronteira.

De 8 a 10 de janeiro podem ocorrer pancadas com volumes diários variando entre 2 e 9 milímetros. Serão chuvas isoladas.

Na região de Cascavel, neste dia 31 o acumulado pode chegar a 15 milímetros. Há possibilidade de chuva na sexta, mas localizada. Para o sábado (2) também há previsão de chuva, cerca de 2 milímetros.

Sol e calor devem dominar o período de 3 a 6 de janeiro. As temperaturas máximas variam de 22ºC a 32ºC. As mínimas podem chegar a 17ºC no fim de semana.

Já de 7 a 10 de janeiro, a chuva volta e podem ser registrados volumes de 10 a 25 milímetros diários.

Na região de Toledo, o volume de chuva para este dia 31 não chega a 14mm. Também há possibilidade de pancadas no sexta (1º). Sol e calor serão registrados de 2 a 6 de janeiro, com máximas chegando aos 34ºC. Os volumes de chuva previstos para o período de 7 a 10 de janeiro variam de 5 a 33 milímetros diários.

Foto: Celso Dias