Cotidiano

Última fabricante do mundo anuncia fim da produção de videocassetes

20160721-090710.jpg

RIO ? Em tempos de Netflix e transmissão de vídeo via streaming, o videocassete parece uma tecnologia distante, mas eles ainda existem. Por pouco tempo. A companhia japonesa Funai Electric, última fabricante do equipamento no mundo, anunciou que irá encerrar a sua produção até o fim deste mês.

De acordo com o jornal japonês ?Nikkei Shimbun?, a Funai produz videocassetes de 1983. No pico, a companhia chegou a produzir 15 milhões de unidades por ano, mas as vendas encolheram e não chegaram a 750 mil no ano passado.

Por causa da falta de demanda e de peças, a empresa decidiu encerrar a produção, marcando o fim de uma tecnologia que durante as décadas de 1980 e 1990 era a praticamente a única opção para o consumo de vídeos domésticos.

Para o mercado de massa, o videocassete é um produto obsoleto desde o surgimento do DVD, que também já foi superado pelo Blu-Ray e pela distribuição via streaming. Contudo, existe um nicho entre colecionadores de filmes antigos, que não foram relançados em outras mídias.

A Panasonic deixou de fabricar os videocassetes em 2012, enquanto a Sony, que possuía o sistema Betamax, rival do dominante VHS, abandonou o produto apenas no ano passado.

Aparentemente, é o fim do equipamento apresentado ao mundo em 1970 como uma tecnologia revolucionária, que dava aos consumidores a possibilidade de gravar seus próprios vídeos, seja de programas televisivos ou com uma câmera própria. Nos últimos anos, a onda retrô ressuscitou algumas tecnologias, como o vinil, mas esta possui qualidade superior aos formatos atuais, o que não é o caso do videocassete.