Esportes

UFC - A hora e a vez delas

O UFC 237 será mesmo o evento das mulheres. Quatro lutas e seis brasileiras no octógono no Rio de Janeiro, uma delas cascavelense

Foto:Arquivo atleta
Foto:Arquivo atleta

Universo até pouco tempo restrito aos homens, o mundo das lutas é todo delas. Neste fim de semana, no maior evento de artes marciais mistas do esporte, a luta principal do UFC 237, no Rio de Janeiro, será entre duas mulheres, a paranaense de Umuarama Jéssica “Bate-Estaca” Andrade e a estadunidense atual campeã dos palhas (52 kg) Rose Namajunas. Destaque também para uma representante do MMA cascavelense no octógono, Melissa Gatto (foto), que fará a segunda luta do evento contra a carioca Talita Bernardo. O card preliminar está marcado para iniciar às 18h15.

Natural de Campinas (SP), Melissa Gatto, que completou 23 anos na última quinta-feira (2), foi criada e mora em Cascavel, onde iniciou no esporte aos 8 anos de idade. Há cinco anos ela treina com o professor Marcelo Horikawa no Team Bronx/Academia Spartacus.

Faixa roxa de jiu-jítsu, Melissa gosta da luta em pé, mas tem como ponto forte a luta de chão, assim como sua adversária, faixa preta de jiu-jítsu. “Faz parte da preparação estudar a adversária e também trabalhar a ansiedade para estrear no UFC. A Melissa está tranquila e confiante”, diz Horikawa, que ontem embarcou para o Rio de Janeiro de Curitiba, onde sua atleta passou os últimas dias em treinamento com o Mestre Vinícius Vina, ex-UFC e TUF Brasil, e criador do Team Bronx.

Não por acaso

Melissa Gatto não chegou por acaso ao UFC. Ela terminou o ano de 2018 na liderança do ranking nacional de MMA no peso galo (61,2 kg), mas atualmente é a segunda colocada, atrás da capixaba Karoline Rosa, contra quem fez sua última luta e venceu por finalização no primeiro round, em setembro de 2018, no Nação Cyborg 3, em Curitiba. Aliás, apenas no ano passado Melissa lutou quatro vezes, com três vitórias (as outras foram no Nação Cyborg 1, em Curitiba, e no World Kombat Challenge 35, em Clevelândia) e um empate (PFC 2 – Pantanal Fight Champions 2, no Mato Grosso do Sul). No total, em oito lutas profissionais, desde a estreia em 2010, Melissa Gatto tem seis vitórias e dois empates.

Em Cascavel

Vale lembrar que a brasileira protagonista da luta principal do UFC 237 também passou por Cascavel antes de chegar ao UFC. Duas de suas vitórias no esporte ocorrem no Heavy Fighting Championship, realizado em 2012. Depois de assinar com o Ultimate, Jéssica esteve outras diversas vezes em Cascavel, para ministrar camping com atletas locais.

Seis mulheres

O UFC 237 será mesmo o evento das mulheres. Quatro lutas e seis brasileiras no octógono no Rio de Janeiro. Além do desafio do cinturão por parte de Jéssica Andrade e da luta entre Melissa Gatto e a carioca Talita Bernardo, haverá o duelo entre a paulista Luana Dread e a carioca Priscila Pedrita, e o embate entre a paraibana Bethe Correia e a mexicana Irene Aldana.