Cotidiano

UEM se prepara para retomada dos atendimentos na clínica odontológica

Assunto foi tema de uma reunião entre dirigentes da Universidade e representantes dos estudantes, que reivindicam o retorno às atividades presenciais

UEM se prepara para retomada dos atendimentos na clínica odontológica

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) se prepara para retomar o atendimento na clínica odontológica. O assunto foi discutido em reunião do reitor Julio César Damasceno com alunos dos dois últimos anos de Odontologia, que reivindicam e retorno às aulas presenciais e a retomada nos atendimentos da clínica. O reitor considera que o movimento é legítimo e importante para a construção de soluções.

No encontro, realizado nesta terça-feira (02), foram apresentadas as providências tomadas para que este retorno se dê de forma segura, além de um cronograma de ações para que o retorno às atividades se dê após os feriados de Carnaval.

Na próxima semana haverá um treinamento, dirigido também para os alunos, sobre o protocolo de biossegurança estabelecido, a ser adotado por todos, para garantir os cuidados necessários e evitar o contágio pelo coronavírus.

Uma das representantes do movimento dos alunos, Milena de Souza Moraes, que também representa o Centro Acadêmico de Odontologia, disse que se sentiu atendida nas reivindicações e salientou a importância do diálogo na busca de soluções. “Estamos abertos para ajudar no que for preciso”, disse.

A reunião também contou com a presença do chefe de Gabinete, Alessandro Santos da Rocha, da diretora-adjunto do CCS (Centro de Ciências da Saúde), Priscila Garcia Marques, do coordenador do curso de Odontologia, Sérgio Sábio, e do chefe do Departamento de Odontologia, Angelo José Pavan.

 

Outros procedimentos

A diretora-adjunta do CCS informou que já recebeu os ofícios do Departamento formalizando os pedidos de retorno às atividades presenciais dos últimos dois anos do curso, bem como da inclusão dos atendimentos odontológicos dentro das áreas essenciais da saúde. Segundo Priscila, esses documentos serão protocolados dando cumprimento às exigências burocráticas.

Segundo o professor Angelo Pavan, além da formatação do treinamento, outros procedimentos estão em andamento para viabilizar os atendimentos clínicos. Isso inclui uma escala de trabalho das equipes de apoio, a compra emergencial de materiais de consumo e a negociação com a prefeitura de Maringá para garantir o protocolo de segurança nos atendimentos que os alunos da UEM fazem nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Sobre os insumos, o professor informou que há material em estoque suficiente para o retorno e a compra seria para atender os meses subsequentes.

 

Quase pronto

Durante a reunião o reitor informou que o Bloco S-08 deverá ser uma das estruturas usadas como apoio neste retorno. “A Prefeitura do Câmpus está finalizando a infraestrutura necessária para a instalação do sistema de climatização, etapa que deve ser concluída em março, segundo informações do prefeito Carlos Augusto Tamanini.

De acordo com o reitor, embora as salas de aula estejam prontas para uso, os  atendimentos no novo bloco ainda irão depender da instalação das cadeiras odontológicas. Os equipamentos estão em processo final de compra.

 

Fonte: AEN