Educação

UEM abre inscrição de vestibular para pessoas com deficiência

São 189 vagas suplementares nos mais de 70 cursos da instituição. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, até a próxima quarta-feira (23)

UEM abre inscrição de vestibular para pessoas com deficiência

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove seu primeiro vestibular específico para pessoas com deficiência. O edital oferta 189 vagas suplementares, para o ano letivo 2022, nos mais de 70 cursos da instituição. A inscrição é feita exclusivamente pelo site www.vestibular.uem.br, até a próxima quarta-feira (23). A taxa é de R$ 167.

Segundo a coordenadora-geral da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, o concurso cumpre a Lei Estadual 20.443/2020 e a resolução 041/2021, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garante o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico.

As provas serão aplicadas em 27 de março, mesma data do Processo de Avaliação Seriada (PAS), nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

HORÁRIOS – Por seguir os protocolos de biossegurança devido à pandemia da Covid-19, a CVU orienta que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência ao local de prova. Os portões serão fechados às 13h50, horário de Brasília.

Os editais das inscrições homologadas e das não homologadas serão publicados em 3 de março de 2022. Os locais de prova serão informados a partir de 10 de março de 2022, ambos no Menu do Candidato, no mesmo site da inscrição.

O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h de 28 de março e o resultado final em 20 de abril, a partir das 10h, exclusivamente pela internet.

APOIO – O estudante pode, no ato da matrícula ou no decorrer do curso na UEM, solicitar apoio junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), cuja atuação é realizada em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos com baixa visão; mediação pedagógica específica (intérprete de Libras e monitoria especial).

SERVIÇO – Informações sobre o vestibular podem ser obtidas na CVU por meio do telefone/Whatsapp (44) 3011-4450, ou via e-mail [email protected]. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h40 às 11h40 e 13h30 às 17h30.

AEN