Cotidiano

Uece inaugura ?árvore solar? que carrega até dez bicicletas elétricas

10.jpegFORTALEZA ? A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou nesta terça-feira uma ?árvore solar? capaz de carregar a bateria de até dez bicicletas elétricas. Com dez painéis fotovoltaicos, voltados à captação da luz do sol e construídos no formato de folhas de uma palmeira, o equipamento ora serve ? e enfeita ? o campus universitário do Itaperi, em Fortaleza.

No começo, as bicicletas elétricas serão exclusividade da equipe de segurança do campus. O projeto é que os painéis carreguem a bateria das bicicletas durante o dia e repassem a energia à rede pública no momento do uso, sob a contrapartida de gerar créditos à Uece para usar quando for preciso. À noite, no entanto, a recarga caberá à energia da concessionária.

befb36e2-7f0c-4385-9900-622d848a6794.jpgA palmeira metálica é produto de uma parceria entre o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Uece e a companhia Eco Soluções em Energia, que está associada à incubadora de empresas da universidade, a IncubaUece. O apoio técnico de arquitetura é da Projec. Com a inauguração, a missão passa a ser a assistência e o estímulo à viabilização do projeto, com foco na promoção do desenvolvimento regional sustentável no Ceará.