Cotidiano

UE propõe negociação imediata para definir saída britânica

BRUXELAS — Depois de os eleitores britânicos votarem pela saída da União Europeia (UE) em um referendo histórico na quinta-feira, a presidência do bloco afirmou que não quer esperar até a anunciada renúncia do premier David Cameron, em outubro, para iniciar o processo de separação. Mais cedo, a presidência do Parlamento Europeu disse querer a saída britânica “o mais rápido possível”.

— Não faz sentido esperar até outubro para tentarmos negociar os termos de sua saída. Gostaria de começar imediatamente — disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a uma TV alemã. — A UE buscará uma abordagem razoável. Não é um divórcio amigável, mas não era uma relação sólida de amor, de qualquer maneira.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, confirmou que a UE quer o Reino Unido fora “o mais rápido possível”. Schulz advertiu nesta sexta-feira que a decisão de Cameron de atrasar o início das negociações da saída até que seu sucessor assuma o cargo pode não ser rápido o suficiente.

Em entrevista ao jornal “The Guardian”, Schulz informou ainda que advogados da UE estudam a possibilidade de acelerar a ativação do artigo 50 — o procedimento para sair da União Europeia, que ainda não foi aplicado.

— Incerteza é o oposto do que precisamos — disse Schulz, acrescentando que é difícil aceitar que um continente inteiro se torne refém de uma luta interna no partido do premier britânico. — Eu duvido que isso esteja apenas nas mãos do governo do Reino Unido. Nós temos que estar cientes desta declaração unilateral de que eles querem esperar até outubro, mas esta não e a palavra final.

Mais cedo, em um comunicado conjunto, presidentes das instituições europeias pediram que as negociações de saída ocorram “o mais rápido possível”. Eles também negaram a possibilidade de renegociação sobre a decisão.

“Esperamos agora que o governo do Reino Unido efetive a decisão dos britânicos o mais rapidamente possível, não importa o quão doloroso esse processo possa ser”, disseram eles em uma nota. “Esta e uma situaçao sem precedentes, mas estamos unidos em nossa resposta”.

Logo após a vitória do Brexit (abreviação de British Exit, que significa “Saída Britânica” em inglês) no referendo, Cameron anunciou sua renúncia. O premier afirmou que o país precisa de um novo líder para comandar as negociações de saída do bloco.

A escolha do novo líder britânico só deve acontecer em outubro, quando o Partido Conservador vai se reunir para apontar um novo comandante. Estimando uma “década de incertezas” para a economia, o governo britânico acredita que o processo para negociar a saída da UE, os futuros acordos com o bloco e os acordos comerciais com países fora da UE deverá ser concluído no fim de 2019.

A vitória do Brexit foi lamentada pelas lideranças da União Europeia, com a chanceler alemã, Angela Merkel, classificando a decisão britânica de um golpe para a Europa e para o processo de unificação.

Após 43 anos de uma parceria que definiu os rumos da Europa no pós-guerra, o Reino Unido decidiu na quinta-feira retirar-se da UE. Por 52% dos votos a 48%, a maioria dos britânicos optou pelo chamado Brexit, a saída do bloco, em uma votação apertada, na qual as duas opções do referendo se alternaram diversas vezes na liderança. O resultado foi na contramão das últimas pesquisas de intenção de voto, que indicavam vitória da permanência do país no bloco.