Cotidiano

UE permite que membros enviem imigrantes de volta à Grécia em março

BRUXELAS ? A União Europeia (UE) determinou nesta quinta-feira que, a partir de março, seus países-membros terão permissão para deportar imigrantes de volta à Grécia. A Comissão Europeia, em Bruxelas, argumentou que a medida ajudará a restaurar as políticas migratórias do bloco, que entraram em colapso com a crise migratória em 2015. No ano passado, mais de um milhão de pessoas chegaram ao território grego no caminho a nações ricas do Norte europeu.

De acordo com as regras do bloco, o primeiro país a que um refugiado chega é responsável pelo seu pedido de asilo. No entanto, o sistema parou de funcionar para a Grécia no ano passado, uma vez que o país é a maior porta de entrada de imigrantes para a Europa.

Incapaz de responder à alta demanda do fluxo de refugiados, a Grécia permitiu que muitos avançassem no caminho à Alemanha ou outras nações ricas do Norte da Europa. Com isso, os países da rota da imigração passaram a gradualmente fechar as suas fronteiras. Em consequência, milhares de imigrantes ficaram presos na Grécia, que não tinha condição de abrigá-los apropriadamente.

Nesta quinta-feira, a Comissão Europeia afirmou que a Grécia melhorou suas habilidades para abrigar e registrar os requerentes de asilo. E, por isso, recomendou que os Estados da UE tenham permissão para enviar de volta os refugiados que, a partir de março, entrarem no continente pela Grécia e avançarem na rota de imigração pela Europa. A determinação não se aplica aos imigrantes que já percorreram esta jornada.

? A medida fornecerá mais desincentivos contra a entrada irregular e movimentações secund´rias (de imigrantes). É um passo importante para a volta de um sistema que funcione normalmente ? disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

Hoje, ainda há mais de 62 mil imigrantes na Grécia, embora um acordo entre a UE com a Turquia tenha reduzido as chegadas de refugiados. O governo grego pede que os países europeus dividam a responsabilidade pela crise migratória. O pedido é apoiado por organizações internacionais e líderes políticos ? como o presidente dos EUA, Barack Obama, que fez um apelo para que as nações europeias tomem mais providências para resolver a crise migratória em recente visita a Atenas.