Cotidiano

UE multa Sony, Panasonic e Sanyo em ? 166 milhões

BRUXELAS – A Comissão Europeia impôs uma multa a Sony, Panasonic e Sanyo que soma ? 166 milhões. Elas foram penalizadas por terem firmado um acordo, entre 2004 e 2007, para limitar a concorrência no mercado de pilhas recarregáveis. A Samsung também participou do acordo, mas se livrou da multa de ? 57,7 milhões por ter denunciado o pacto, de acordo com um comunicado do braço Executivo da UE

As baterias compostas por íons de lítio recarregáveis referentes ao caso são usadas frequentemente em aparelhos eletroeletrônicos portáteis, como computadores ou celulares.

?A decisão adotada hoje sanciona quatro fabricantes de baterias recarregáveis, cujo acordo incidiu sobre os preços de um certo número de bens vendidos aos consumidores europeus?, explicou em comunicado a comissária europeia antitruste, Margrethe Vestager.

Segundo a Comissão, as empresas, que ?reconheceram sua participação?, tinham ?contatos bilaterais e, em certas ocasiões, multilaterais com o objetivo de evitar uma concorrência agressiva? neste mercado.

As empresas fecharam acordos de elevações temporárias de preços entre 2004 e 2007 e trocaram informações sensíveis ao plano comercial, como previsões de venda ou preços.