Cotidiano

UE estipula que acordo sobre Brexit deve estar pronto até outubro de 2018

BRUXELAS ? O acordo sobre uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) deverá ser alcançado até outubro de 2018, segundo o negociador da Comissão Europeia para o Brexit, Michel Barnier. Nesta terça-feira, ele disse que, se a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicar oficialmente até o fim de março de 2017 a vontade de abandonar o bloco, as negociações poderiam começar algumas semanas depois e o acordo poderia ser encerrado em 18 meses.

Os tratados europeus preveem o início de um período de negociação de dois anos após o anúncio oficial da saída de um país-membro do bloco. Para Barnier, no entanto, o período real de negociação será de 18 meses para que haja tempo para a ratificação pelo Conselho Europeu, pela Eurocâmara e pelo Parlamento britânico.

Com base neste calendário, o processo poderia ser totalmente concluído em março de 2019, pouco antes das eleições europeias previstas para o mesmo ano. Portanto, o Reino Unido já não participaria da votação.

Michel Barnier fez as declarações em uma entrevista coletiva em Bruxelas. Na ocasião, falou pela primeira vez sobre as negociações iniciadas com os demais 27 países da UE para preparar as negociações.

? A UE está preparada para receber a notificação oficial britânica ? disse.

A expectativa é que May comunique oficialmente até o fim de março a vontade britânica de abandonar a UE. No entanto, um processo aberto atualmente na Justiça britânica poderia adiar o calendário.