Cotidiano

UE escolhe diplomata belga para negociar saída do Reino Unido

TOPSHOT-BRITAIN-EU-POLITICS-BREXITBRUXELAS ? O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nomeou o diplomata belga Didier Seeuws para coordenar as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), afirmou neste sábado o porta-voz da presidência do Conselho Europeu.

Seeuws, de 50 anos, será o chefe da força tarefa especial que coordenará os trabalhos dos 28 Estados membros após o referendo em que os britânicos optaram pelo Brexit.

O diplomata era até agora diretor dos departamentos de Transportes, Telecomunicações e Energia do Conselho Europeu, uma instituição da UE formada pelos chefes de Estado ou de Governo dos 28 países do bloco. Anteriormente, ele foi chefe de gabinete de Herman Van Rompuy, quando o também belga presidia o Conselho Europeu, cargo que ocupou até 2014. Seeuws foi ainda porta-voz do primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt.

Neste sábado, os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, França, Holanda, Itália, Bélgica e Luxemburgo, reunidos em Berlim, declararam que esperam que o processo de saída do Reino Unido da União Europeia seja iniciado o mais rápido possível.

? Afirmamos aqui, juntos, que este processo tem que começar o mais rapidamente possível ? disse o alemão Frank-Walter Steinmeier ao lado de seus pares.

Para que o processo de saída do União Europeia prossiga, o Reino Unido deve invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que permite uma saída voluntária e unilateral da União Europeia. Com a renúncia do primeiro-ministro britânico David Cameron, essa tarefa deverá ficar para o seu sucessor, que deverá estar no cargo em outubro.