Cotidiano

UE duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na Grécia

201609081225122521_AP.jpg

ATENAS ? A União Europeia (UE) anunciou que duplicará a ajuda de emergência para os refugiados na Grécia. O objetivo é melhorar as condições de vida das pessoas que estão paradas no país há meses enquanto tentam chegar aos países mais ricos da Europa, na fuga dos conflitos e da pobreza em seus países de origem. Cerca de 115 milhões de euros em ajuda de emergência estão sendo enviados pelo bloco, além dos 83 milhões de euros do início deste ano, disse a Comissão Europeia. refugiados

O dinheiro será canalizado através de organizações humanitárias para melhorar os abrigos de moradia e o acesso das crianças refugiadas à educação. Uma parte dos recursos seria oferecida em dinheiro ou esquemas de vouchers, segundo a UE.

? O novo financiamento tem o objetivo fundamental de melhorar as condições para os refugiados na Grécia e fazer a diferença antes do próximo inverno ? disse o Comissário de Ajuda Humanitária, Christos Stylianides.

Pouco menos de 60 mil refugiados e migrantes estão parados na Grécia após suas tentativas de avançar pela Europa serem impedidas por uma onda de fechamento de fronteiras nos Balcãs no início do ano. Muitos estão alojados em quartéis abandonados ou fábricas, enquanto vivem verdadeiros dramas humanitários.

Na quarta-feira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou que, no mundo, há cerca de 50 milhões de crianças fora dos seus lares ? um número elevado, sobretudo, pelos conflitos no Oriente Médio, que forçam milhões de famílias a deixarem seus países em busca de países mais seguros. Muitas delas vivem em centros de abrigo, sem as condições apropriadas para o seu desenvolvimento.