Cotidiano

UE diz que não está investigando acordos tributários da Google

m87973.jpg

BRUXELAS – Reguladores da União Europeia que estão investigando se a Google está abusando de seu poder de mercado não estenderam a avaliação para acordos tributários da empresa com autoridades nacionais do bloco de países, disse a chefe da agência de defesa da concorrência da UE, nesta segunda-feira.

Google_1010

Margrethe Vestager, que nos últimos meses mandou a Apple pagar até ? 13 bilhões em impostos atrasados à Irlanda e a Starbucks a pagar até ? 30 milhões ao governo da Holanda, disse que a Google está fora do radar por enquanto.

? Por enquanto, não, não temos nada formal sobre isso ? disse Vestager a jornalistas.

Ela disse que não recebeu nenhuma queixa formal do Partido Nacional Escocês que, em janeiro, enviou uma carta à Comissão Europeia a respeito do acordo tributário da Google com o Reino Unido no valor de 130 milhões de libras. O valor do acordo foi considerado por alguns políticos britânicos como uma quanta insignificante.

Vestager também disse que não tinha informações sobre quando divulgará uma decisão sobre os casos antitruste contra a Google, mas que o assunto é uma grande prioridade para ela.

A Google é acusada de favorecer seu serviço de vendas no lugar dos concorrentes em seu mecanismo de buscas. A empresa também sido questionada por bloquear rivais em publicidade online, fazendo o mesmo no sistema operacional móvel Android.