Cotidiano

UE defende acordo comercial com Canadá frente a Trump

BRUXELAS – Uma das responsáveis europeis pela negociação do acordo comercial entre a União Europeia e o Canadá defendeu nesta segunda-feira que, agora, isso é mais importante do que nunca, levando em conta a tendência protecionista do novo presidente americano, Donald Trump.

? Temos um importante amigo e aliado que parece estar, pelo menos, parcialmente à margem do cenário internacional que promove menos comércio e mais protecionismo ? afirmou aos eurodeputados a comissária europeia para o comércio mundial, Cecilia Malmstroem, em referência a Trump.

O presidente americano tem se mostrado contra tratados comericais internacionais. Nesta segunda-feira, ele decretou a saída dos Estados Unidos da Parceria Transpacífica (TPP) e anunciou a renegociação do Nafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte).

Malmstroem discursou aos membros do comitê de comércio do Paralmento Europeu. Os legisladores decidirão na terça-feira se será votado no próximo mês o ambicioso tratado comercial entre UE e Canadá.

? Precisamos permanecer juntos com parceiros que pensem como nós para mostrar que esses tratados comerciais funcionam e qual melhor sócio podemos no lugar do Canadá ? afirmou a eurodeputada.

A UE e o Canadá firmaram acordo, após sete anos de negociações, em outubro passado, apesar de hesitações de última hora da região belga da Valônia, que quase impediu a conclusão do projeto.

A região, com população de 3,6 milhões de habitantes, demorou a assinar o texto até conseguir concessões para seus granjeiros e garantias de que os investidores internacionais não poderiam forçar os governos a mudar leis.

Para entrar em vigor, o acordo precisa da aprovação dos 751 membros do Parlamento Europeu e, depois, da ratificação dos mais de 30 paralmentos nacionais ou regionais do bloco econômico.

? O mundo está nos observando agora mesmo ? afirmou Malmstroem. ? Desde o assassinato ou adiamento ou enterro do TPP, muitos países estão mirando a União Europeia, dizendo “mantenhamo-nos unidos” ? declarou.