Cotidiano

UE dá prazo até amanhã para Bélgica apoiar acordo com Canadá

Chrystia Freeland.jpgBRUXELAS ? A União Europeia pediu que a Bélgica decida até esta segunda-feira se vai contornar a oposição interna vinda de sua região de fala francesa e aceitar um acordo de livre mercado entre o Canadá e a Europa, ou o encontro para selar o pacto e impulsionar as duas economias será desmarcado, disseram fontes da UE neste domingo.

Negociadores da União Europeia estão correndo contra o tempo para tranquilizar o governo da região do Valão, na Bélgica, já que segunda-feira é o prazo final para o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau saber se vai ou não a Bruxelas, de acordo com fontes com familiariedade com o assunto.

O Canadá, 12º maior parceiro econômico da União Europeia, diz estar pronto para assinar o acordo na quinta-feira, após um ano de negociações, com a Ministra do Comércio Chrystia Freeland afirmando que “a decisão está com a corte europeia.”

Todos os 28 governos da UE apoiam o Acordo Econômico e Comercial Abrangente (Ceta), cujos apoiadores dizem que ele irá impulsionar o comércio entre as partes em 20 por cento, mas a Bélgica disse ainda não ter garantido consenso entre suas cinco regiões administrativas.

O Valão, que é uma região de fala francesa, tem feito oposição firme ao acordo, dizendo que ele é ruim aos fazendeiros europeus e concede muito poder aos interesses de corporações multinacionais.

Em uma última tentativa para conseguir o apoio da região, os autoridades do comércio da União Europeia estão se oferecendo para ajustar uma declaração política anexa ao tratado, de acordo com uma fonte da UE. No sábado, a ministra do Comércio do Canadá, Chrystia Freeland, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schultz, se reuniram para tentar salvar o tratado de livre comércio.