Cotidiano

Uber vai começar a usar carros sem motorista

uber.jpg

RIO – Não são só os taxistas que têm que se preocupar com a concorrência tecnológica da Uber. Agora chegou a vez dos motoristas do aplicativo se preocuparem com as inovações. A empresa começa teste em larga escala com carros autônomos ainda este mês.

links uber

Em entrevista à Bloomberg, o CEO da Uber, Travis Kalanick revelou que a companhia está preparando os últimos passos para usar cerca de 100 carros Volvo XC90 adaptados para direção autônoma, que circularão pelas ruas de Pitsburgh, na Pensilvânia, nos EUA.

Cada carro terá um engenheiro/piloto, que poderá assumir o volante se necessário, assim como um co-piloto para observações. O porta-malas terá um computador especial para registro dos dados da viagem. E sim, os carros atenderão os passageiros do Uber na cidade. Se eles aceitarem, a viagem será de graça.

A Uber divulga pouco sobre suas iniciativas de direção autônoma, mas confirmou à Bloomberg que irá adaptar carros e não fabricar os seus, como a Google está fazendo.

Para fazer isso, a empresa está comprando a Otto, uma startup lançada ainda este ano para desenvolver caminhões autônomos. A tecnologia da empresa foi criada exatamente para ser encaixada em caminhões já existentes, e, segundo a Bloomberg, agora será adaptada para o sistema da Uber.

A startup foi fundada pelos ex-engenheiros do Google Anthony Levandowski, Lior Ron, Don Burnette, and Claire Delaunay. O acordo deve ser fechado este mês, e Levandowski, que chefiou a divisão do Google de carros autônomos, deve assumir o setor equivalente no Uber.

Uber contra motoristas

Em todos os países onde opera, a Uber é atingida por problemas com seus motoristas logo após os problemas com os taxistas. A empresa insiste que os motoristas não são funcionários, mas diferentes países tem interpretado a questão de jeitos diferentes.

Nos EUA, a empresa tem feito acordos em alguns estados, onde os motoristas formaram sindicatos. No Reino Unido, o caso de um motorista que diz receber menos de um salário mínimo pode ameaçar o modelo de neçócios do app. Com carlos autônomos, a empresa preserva uma parcela de lucro maior e evita os problemas trabalhistas.