Cotidiano

Uber passa a oferecer viagens de helicóptero em São Paulo

RIO – A Uber lançou nesta segunda-feira em São Paulo um serviço para oferecer, via aplicativo, viagens de helicóptero. A funcionalidade ficará disponível por um mês, durante um projeto piloto. Em comunicado, a empresa informou que a capital paulista ? uma das mais congestionadas do mundo ? é a primeira cidade do mundo a receber o serviço, batizado de UberCopter. Os voos serão oferecidos por meio de uma parceria entre a Uber e três operadoras de táxi aéreo.

De acordo com a companhia, os voos terão valores promocionais na primeira semana de operação, até 16 de junho. Uma viagem entre o Helicentro Morumbi e o Blue Tree Faria Lima, por exemplo, custará R$ 66 por assento nos próximos dias. Os dois pontos estão separados por uma distância de cerca de 9 km, de carro. Já a viagem entre o Blue Tree Faria Lima e o Aeroporto de Guarulhos ? de cerca de 30 km ? sairá por R$ 271 por assento. O traslado entre o local do pedido e o heliponto mais próximo será feito por um Uber Black, a modalidade mais cara do serviço de carona. Os valores dos voos serão fixos, mas os do Uber Black usado para o traslado podem variar.

O UberCopter estará disponível em cinco helipontos de São Paulo e quatro aeroportos (Congonhas, Cumbica, Viracopos e Campo de Marte).

Embora a empresa afirme que São Paulo é a primeira cidade a receber o serviço, o UberCopter já foi oferecido em outras ocasiões pontuais. No ano passado, a startup operou em esquema especial durante o Festival de Cinema de Cannes, em maio. Os helicópteros ligaram o aeroporto de Nice à cidade no Sul da França. O mesmo modelo foi repetido em setembro, durante o festival MIPCOM, voltado para o mercado de entretenimento.

ASSOCIAÇÃO QUER GARANTIR SEGURANÇA DO ESPAÇO AÉREO

Em nota, a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe) informou que, diante do cenário atual de retração do mercado, medidas de incentivo às operações com helicópteros são positivas, mas pondera que elas devem seguir as normas e padrões legais estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação (Anac), que regula o setor. A Abraphe observa que vai acompanhar os ajustes no mercado com o início das operações com o UberCopter para garantir e defender ?a segurança do espaço aéreo e, especialmente, dos pilotos em operação e seus passageiros?.

Segundo a associação, a frota de helicópteros no Brasil chega a 2.191 aeronaves, sendo 725 registradas no estado de São Paulo, 452 no Rio de Janeiro e 263 em Minas Gerais. Só na cidade de São Paulo, são 411 helicópteros registrados, segundo um levantamento realizado em 2013 pela Associação em parceria com a Anac. De acordo com a Abraphe, são realizados 1.300 pousos e decolagens por dia.