Cotidiano

Uber é a principal transação em viagens a negócios

RIO – Aproximadamente 6% de todas as transações de viagens a negócios no ano passado foram com Uber, segundo um estudo da Certify, fornecedora de software de custos e viagens para empresas, publicado no site de notícias “CNN”. Isso mostra que os gastos com Uber são a transação mais comum. Antes, esse posto era da Starbucks, que, agora, é a principal despesa apenas na área de alimentação.

A Certify analisou 40 milhões de despesas de 1 milhão de viajantes a negócios para produzir o estudo. Os resultados mostram ainda que o uso de Uber significou quase 50% do total de transações de transporte terrestre no trimestre passado, superando os carros alugados em número de transações, embora as reservas de carros alugados tenham produzido uma receita significativamente maior.

Já a rival americana de viagem compartilhada, a Lyft, apesar de pequena, dobrou para 4% a participação nas despesas das empresas no último trimestre. A Lyft também anunciou que expandiu para mais de 40 cidades norte-americanas e gostaria de passar a funcionar em mais 100 até o fim do ano.

O serviço de transporte compartilhado está crescendo no mundo e pondo em risco empresas tradicionais da área. Táxis e aluguel de carros estão sendo cada vez menos usados. Os táxis, por exemplo, tiveram uma queda de mais de 37% desde o primeiro trimestre de 2014, de acordo com a Certify.

O estudo também mostra que o website de aluguel de residências Airbnb duplicou as transações a cada ano desde 2014 e que é com passagens aéreas e hotel que os empresários gastam dinheiro.